Você sabe como descobrir a cidade de um veículo pela placa Mercosul?

Unificação das placas Mercosul trouxe benefícios, mas também preocupações.



Em meio às mudanças no sistema de emplacamento na América do Sul, muitos motoristas brasileiros ainda se questionam sobre como identificar a cidade de origem de um veículo com a nova placa do Mercado Comum do Sul (Mercosul). A introdução desse modelo visa um controle mais eficiente e a redução de crimes transfronteiriços.

Com a adesão do Brasil, Argentina e Paraguai, as novas placas substituíram algumas informações cruciais de identificação, como cidade, estado e design. Isso gerou incertezas entre os condutores e as autoridades quanto à eficácia do novo formato no combate ao crime.

Apesar dessas alterações, a tecnologia ainda oferece ferramentas para acessar os dados mais importantes. Mesmo sem alguns elementos visuais explícitos, é possível descobrir a procedência de um automóvel com o uso de recursos digitais simples e seguros.

Placas do Mercosul ainda geram dúvidas em diversos motoristas – Imagem: reprodução/Departamento Nacional de Trânsito (Denatran)

Quais são as características das placas Mercosul?

As placas Mercosul contam com sete caracteres alfanuméricos — quatro letras e três números. O design atualizado inclui um QR Code, o que possibilita a operação rápida durante as fiscalizações e a verificação de informações do veículo.

O principal intuito de tal sistema é promover a integração regional e coibir crimes como o roubo de automóveis em diferentes países da América do Sul. As forças policiais têm acesso a dados importantes e intercontinentais.

Aplicativos para rastreamento da origem

Para aqueles que desejam descobrir a origem de um veículo, o aplicativo Sinesp Cidadão é a solução indicada. Tal plataforma permite que qualquer pessoa consulte os históricos, alertas de roubo, furto ou apreensão, além de outros registros.

Veja o passo a passo do uso do Sinesp Cidadão:

  • Baixe o app Sinesp em seu dispositivo móvel;

  • Entre com o login de seu cadastro no Gov.br; se não tiver, faça um.

  • Informe a placa do veículo que deseja consultar.

Em seguida, o aplicativo exibirá as informações disponíveis e facilitará a verificação da procedência e de eventuais registros do automóvel.




Voltar ao topo

Deixe um comentário