O estilete é uma ferramenta amplamente utilizada por profissionais como designers e artistas. Embora seja conhecido por cortar papéis e plásticos, poucas pessoas sabem que ele esconde uma função especial, um recurso capaz de revolucionar a forma como você o utiliza.
Ao apresentar sinais de desgaste, muitos usuários optam por substituir o estilete por um novo. No entanto, há uma maneira de “afiar” a ferramenta para evitar a compra de outro.
Descubra como essa técnica consegue melhorar não apenas o uso do objeto, mas também a segurança do instrumento.
Qual é a função oculta do estilete?
A lâmina do estilete foi projetada para ser quebrada, o que permite a substituição de partes desgastadas, com um procedimento simples que aumenta a vida útil do instrumento. Para realizar tal ação:
-
Remova a tampa de plástico na base;
-
Localize a fenda destacada na lâmina;
-
Quebre a lâmina.
Lâmina deve ser quebrada nos destaques indicados – Imagem: reprodução/Divinópolis Botões/Canva
Ao fazer isso, é imprescindível manter a segurança durante o processo. Proteja os olhos e garanta que a lâmina não esteja muito exposta antes de quebrá-la.
Ao seguir essas instruções, você mantém o estilete em condições ideais para uso.
Veja alguns benefícios de manter o estilete afiado:
-
Prolongamento da vida útil do estilete;
-
Prontidão para uso seguro;
-
Facilitação no corte de materiais;
-
Redução de acidentes com lâminas cegas;
-
Economia de tempo e dinheiro.
Cuidados essenciais no uso do estilete
Para garantir um uso seguro dessa ferramenta, é fundamental adotar algumas práticas, como manter a lâmina protegida quando não estiver em uso e utilizar as travas de segurança.
Segure o estilete sempre pelo cabo ou parte emborrachada para evitar contato com a lâmina. Ao cortar, prefira movimentos precisos e na direção contrária ao corpo. Essas práticas simples podem prevenir acidentes e aumentar a exatidão do movimento ao realizar um corte.
Armazene o estilete em local seguro, longe do alcance de crianças. Isso garante um armazenamento adequado, impede riscos desnecessários e mantém a ferramenta em bom estado por mais tempo.