O cenário econômico brasileiro tem pressionado os consumidores a buscarem alternativas mais acessíveis nas prateleiras dos supermercados. Em um período de 12 meses, o preço da saca de café de 60 kg para os produtores no Brasil registrou um aumento de 152%, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da USP.
Neste contexto, a bebida sabor café surge como uma possível solução, pois oferece um preço mais baixo. Mas, apesar dos valores mais atrativos, algumas discussões estão em voga dessa problemática.
Nas redes sociais, consumidores relatam que o produto pode ser adquirido por cerca de R$ 13,99, quantia bastante inferior à do café convencional. Entretanto, a apresentação dessa bebida tem causado polêmica, já que muitos a confundem com um café tradicional — mas ela não é.
Aumento no preço do café tem levado empresas a criarem novas bebidas para simular a original – Imagem: reprodução/Jeffrey Wegrzyn/Unsplash
Polêmica sobre a autenticidade do café
A apresentação do produto, com uma embalagem que remete à de um café tradicional, não declara de modo explícito que se trata de uma bebida com sabor de café. Esse tipo de abordagem já foi visto anteriormente em outros produtos, como as misturas lácteas que imitam o leite condensado.
A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) posicionou-se contra essa prática, ao chamá-la de “cafake”. A entidade destaca que a legislação vigente proíbe a mistura de café com impurezas. Por essa razão, a comercialização de produtos que não atendem a tais critérios pode levar a sanções.
A questão ganha mais complexidade ao se aguardar uma posição oficial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A Abic afirma que já tem dialogado com as autoridades competentes a fim de garantir a segurança e a clareza de tais informações para os consumidores.
Conforme a fiscalização avança, o mercado aguarda por definições sobre a legalidade e a ética na comercialização dessas bebidas. Enquanto os consumidores buscam alternativas econômicas, a transparência e a veracidade nas informações dos produtos se tornam essenciais para decisões mais conscientes.