Não será em fevereiro: Carnaval deste ano tem mudança de data

Carnaval de 2025 acontecerá em março, uma rara mudança de data.



O Carnaval, evento de grande importância no Brasil, sempre atrai multidões com seus desfiles e blocos. Em 2025, ele será celebrado em março e vai fugir da tradição de fevereiro, o que desperta a curiosidade dos foliões e promete surpresas.

A razão para a mudança de data está na relação com a Páscoa, comemorada no primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio da primavera, no hemisfério norte. Em 2025, a Páscoa será em 20 de abril; com isso, a data religiosa vai empurrar o Carnaval para março.

Tal ajuste no calendário se baseia na tradição cristã, que coloca o Carnaval antes da Quaresma, período de 40 dias de reflexão. Assim, o Carnaval se adapta a essa contagem e ocorre 47 dias antes da Páscoa, o que leva a celebração para 2 de março de 2025.

Carnaval não acontece só no sambódromo, com muitos blocos sendo realizados nas ruas das cidades – Imagem: reprodução/Luis Fernandes-Pexels

Carnaval de 2025: datas e programação

O Carnaval de 2025 começará em 28 de fevereiro, uma sexta-feira. Os foliões poderão aproveitar cinco dias de festa, que culminam na Quarta-Feira de Cinzas, em 5 de março. A programação inclui:

  • 28 de fevereiro: sexta-feira de Carnaval;

  • 1 de março: sábado de Carnaval;

  • 2 de março: domingo de Carnaval;

  • 3 de março: segunda-feira de Carnaval;

  • 4 de março: terça-feira de Carnaval;

  • 5 de março: Quarta-feira de Cinzas.

História e tradições do Carnaval

A história do Carnaval remonta a mais de 4.000 anos, ligada a celebrações pagãs e ao culto ao deus Dionísio na Grécia Antiga. Os romanos católicos estabeleceram o Carnaval como a festa que antecede a Quarta-Feira de Cinzas. Com isso, a tradição carnavalesca se espalhou pela Europa, especialmente a partir da Itália.

Já no Brasil, o primeiro baile aconteceu no Rio de Janeiro, em 1840. O entrudo, os três dias antes da Quaresma, importado pelos portugueses em 1641, foi uma brincadeira popular até meados do século XX.

Mais tarde, em 1899, Chiquinha Gonzaga, compositora brasileira, criou ‘Ó Abre-Alas’, a primeira marcha-rancho do Carnaval. Em 1984, o Sambódromo do Rio de Janeiro foi inaugurado, consolidando assim o Carnaval como um grande evento cultural e econômico.

Além da tradição, o Carnaval é um grande impulsionador do turismo e do entretenimento no Brasil. Em 2025, mesmo com data em março, espera-se que a festa mantenha seu brilho e relevância, além de atrair turistas e apaixonados pela folia.




Voltar ao topo

Deixe um comentário