O planeta Terra abriga uma série de ecossistemas essenciais para o seu funcionamento adequado, entre eles algumas das florestas mais importantes. Elas não apenas sustentam uma rica diversidade de vida, mas também desempenham papéis essenciais na regulação do clima global.
Neste contexto, algumas florestas se destacam por sua vasta extensão e biodiversidade única.
A seguir, você vai conhecer quais são as maiores florestas do mundo, distribuídas em diversos continentes. Elas não apenas impressionam por seu tamanho, mas também pela riqueza de espécies que sustentam.
Encontro das águas do Rio Negro e Solimões e o Rio Amazonas, em Manaus – Imagem: reprodução/Wikipédia
1. Floresta Taiga é a maior do mundo
Com uma incrível área de 12 milhões de quilômetros quadrados, a Floresta Taiga é a maior do mundo.
Localizada no Hemisfério Norte, ela se estende por regiões da Rússia, Alasca, Canadá e outros países. A floresta boreal é rica em vida selvagem e plantas coníferas e cobre quase 29% da área florestal global.
2. Floresta Amazônica
Considerada a maior floresta tropical do mundo, a Amazônia ocupa cerca de 6,7 milhões de quilômetros quadrados. Situada na América do Sul, engloba partes do Brasil, do Peru e da Colômbia, entre outros países.
Essa floresta é conhecida por sua biodiversidade excepcional e seus rios imponentes, como o Rio Amazonas.
3. Floresta do Congo
Na África, a Floresta do Congo se destaca com 1,8 milhão de quilômetros quadrados e abrange partes da República Democrática do Congo e de países vizinhos.
Assim, essa floresta equatorial é lar de uma rica fauna e flora, mas muitas delas estão ameaçadas.
4. Floresta Daintree
A Austrália abriga a Floresta Daintree, uma das mais antigas do mundo, com 965 mil quilômetros quadrados. Localizada em Queensland, essa floresta tropical é famosa por suas espécies únicas e é considerada um Patrimônio Mundial desde 1988.
As florestas desempenham papéis vitais na saúde do planeta, pois elas regulam o clima, abrigam biodiversidade e fornecem recursos essenciais para as comunidades locais.
Preservá-las é indispensável para a sobrevivência de inúmeras espécies e manutenção dos ecossistemas terrestres.