Fim da linha? Faculdade anuncia encerramento de 7 cursos

Faculdade Dom Alberto suspende sete cursos em Santa Cruz do Sul, alegando baixa demanda.



Estudantes da Faculdade Dom Alberto, em Santa Cruz do Sul (RS), foram surpreendidos com o anúncio da suspensão de sete cursos de graduação. A decisão, comunicada na sexta-feira (21), gerou protestos entre os universitários, que alegam falta de informações prévias e temem prejuízos acadêmicos.

Segundo a instituição, os cursos foram suspensos por tempo indeterminado devido à queda na demanda de matrículas.

A faculdade informou que seguirá oferecendo algumas disciplinas neste semestre, mas, a partir do próximo período, manterá apenas os cursos presenciais de Direito e Técnico em Enfermagem.

Cursos afetados

Faculdade Dom Alberto suspende sete cursos e mantém apenas dois em Santa Cruz do Sul. (Foto: Dragon Images/Canva Pro)

A suspensão atinge os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Fisioterapia e Odontologia.

Alunos dessas graduações foram orientados a concluir as matérias já iniciadas neste semestre ou a buscar transferência para outras instituições.

Diante do anúncio, universitários se reuniram em frente à instituição para protestar. O prédio da faculdade, localizado ao lado da Catedral São João Batista, tornou-se palco das manifestações de alunos e familiares.

Faculdade afirma seguir protocolos e busca novos investimentos

A Dom Alberto esclareceu que solicitou ao Ministério da Educação (MEC) apenas a suspensão dos cursos, e não o fechamento definitivo. Segundo a instituição, a retomada dependerá da demanda por novas matrículas, que atualmente está abaixo do mínimo necessário para viabilizar as graduações.

Em entrevista ao Portal Gaz, o gerente administrativo da faculdade, Helinton Sousa, explicou que a decisão foi motivada por dificuldades financeiras. Ele citou que a queda nas matrículas vem sendo sentida desde a pandemia e que a recente catástrofe climática na região agravou o cenário.

Apesar da suspensão dos cursos, a faculdade afirma que segue investindo na estrutura do curso de Direito e mantém o processo para obter a habilitação necessária para oferecer um curso de Medicina na cidade. Atualmente, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) é a única instituição da região a oferecer a graduação em Medicina.

Para minimizar os impactos, a Dom Alberto garantiu o reembolso das mensalidades já pagas por estudantes que optarem pela transferência imediata. A instituição também afirmou que cobrirá custos como a compra antecipada de passagens de ônibus para deslocamento a outras universidades.

*Com informações de ABC MAIS.




Voltar ao topo

Deixe um comentário