Café depois do almoço faz mal? Sim; entenda por que deve ser evitado

Especialistas alertam que café após refeições pode causar estresse e nervosismo devido à cafeína.



Muitas pessoas mantêm o hábito de tomar café logo após o almoço, pois acreditam ser um costume inofensivo. No entanto, alguns especialistas têm alertado para os riscos associados a esse costume, ao apontar os efeitos negativos dele para a saúde.

Em entrevista ao portal Minha Vida, o nutrólogo Roberto Navarro explica que a cafeína, presente também em outras bebidas além do café, como chás, é um alcaloide encontrado em diversas plantas. A substância é responsável por aumentar a produção de hormônios como adrenalina e cortisol, o que impacta o nível de estresse.

Café é uma bebida muito consumida pelos brasileiros, também pela manhã – Imagem: Jeffrey Wegrzyn/Unsplash

Por que evitar o café após o almoço?

Em vídeo no seu canal do YouTube, a nutricionista Patrícia Davidson Haiat informa que o consumo exagerado de cafeína eleva o cortisol, conhecido como hormônio do estresse, aumento que pode gerar sintomas como ansiedade, nervosismo e irritabilidade, além de a cafeína causar insônia e palpitações em alguns casos e afetar a produção hormonal feminina.

A nutricionista recomenda ainda que pessoas com enxaqueca frequente evitem seu consumo para diminuir as dores de cabeça.

Limites diários e consequências

Embora não haja uma quantidade ideal universal de cafeína, Patrícia ressalta que cada organismo processa a substância de forma diferente. Mesmo assim, exagerar na dose pode levar à perda de minerais essenciais, como o ferro, o que aumenta o risco de anemia.

Por isso, recomenda-se a interrupção do consumo de cafeína até as duas da tarde, o que evita problemas na hora de dormir. O acúmulo da substância no organismo pode resultar em um ciclo vicioso de indisposição e dependência.

Beba com moderação

Apesar dos riscos associados, o café também possui benefícios, como aumento de energia e propriedades antioxidantes.

Ao consumi-lo moderadamente, a bebida pode ajudar na prevenção de certas doenças crônicas, como Alzheimer, Parkinson, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, mas isso, é claro, depende também do estilo de vida da pessoa para ser efetivo.

Para um consumo saudável, é crucial equilibrar os benefícios e os malefícios da cafeína, evitando o café após as refeições e em quantidades excessivas, para garantir assim um impacto positivo no bem-estar geral.

* Com informações do portal Minha Vida.




Voltar ao topo

Deixe um comentário