Com tudo mais caro, saiba como evitar o desperdício de alimentos com estas dicas

Listamos estratégias para evitar desperdício de comida, economizar e manter a qualidade nutricional dos alimentos em casa.



O aumento nos preços dos alimentos faz com que estratégias para evitar o desperdício se tornem fundamentais nos lares brasileiros. Além do impacto no bolso, o cuidado com o armazenamento e o consumo pode preservar a qualidade nutricional dos alimentos e prevenir intoxicações.

Planejamento e atenção são essenciais para garantir o melhor uso dos produtos adquiridos.

Algumas dicas podem auxiliar, como organizar as compras, observar prazos de validade e armazenar corretamente, prolongando a vida útil dos alimentos. Veja como aproveitar melhor seus insumos alimentícios e fazer seu dinheiro render.

Planejamento de compras

Produtos frescos tendem a se deteriorar rapidamente. Por isso, a primeira recomendação é planejar suas compras considerando o consumo semanal, especialmente para famílias pequenas. Evite comprar em excesso, já que isso pode levar ao desperdício.

Preste atenção às datas de validade dos produtos embalados. Dê preferência aos itens que ainda têm um longo período até o vencimento e dedique atenção especial a produtos perecíveis, como carnes e pães.

Em relação à conservação, as proteínas animais devem ser conservadas na geladeira. Para frutas e verduras, a refrigeração pode ser benéfica, especialmente em regiões quentes. Higienize e armazene adequadamente os itens de salada para evitar o mofo.

Congelamento e aproveitamento

Congelar alimentos é uma forma eficaz de prolongar sua vida útil. Pesquise métodos adequados para congelar e descongelar cada tipo de item, garantindo a segurança alimentar e a preservação dos nutrientes.

Partes comumente descartadas, como cascas e caules, podem ser incorporadas a receitas. Explore alternativas culinárias para maximizar o uso de cada alimento e evitar desperdícios desnecessários.

Outra dica é prestar atenção à maturidade dos alimentos frescos. Observe a cor e a consistência para identificar o melhor momento para consumo e consuma aqueles que estiverem mais maduros antes que percam a qualidade.

Aplicar essas práticas beneficia o orçamento familiar e ainda contribui para a sustentabilidade. Com planejamento e observação, é possível minimizar o desperdício, conservar a qualidade dos alimentos e fazer escolhas alimentares mais responsáveis.




Voltar ao topo

Deixe um comentário