Sazonalidade – O que é, significado, conceito, definição, em uma empresa

Por que você compra sorvete no verão? Por causa da sazonalidade! Confira o que o termo significa e como lidar com esse fenômeno de mercado.



Durante o verão, aumentam as vendas de protetores solares. Já no inverno, sobe a procura por bebidas quentes. Em outubro, o Dia das Crianças faz com que todos saiam em busca de brinquedos. A partir de novembro, a demanda muda para decoração natalina.

Todos esses exemplos são casos de sazonalidade de mercado, um fator que impacta muito uma empresa. A sazonalidade de um produto ou serviço pode ser a causa do sucesso e até mesmo de uma falência de uma organização.

O que sazonalidade?

De acordo com o dicionário, sazonalidade faz referência às estações, ou seja, são coisas que acontecem sempre em uma determinada época. No aspecto empresarial, é um termo relacionado a fatores externos que se repetem ao longo do tempo que podem afetar os resultados de uma companhia.

Essas flutuações causadas pela sazonalidade podem ter diversas causas, como climáticas (estações), eventos (carnaval, Copa do Mundo) e datas comemorativas (Dia das Mães, Natal). Assim, muitas ocasiões durante o ano podem afetar os rendimentos de um negócio.

Existem quatro tipos de sazonalidade para serem analisadas pelas empresas:

  1. Diária: o pico acontece todos os dias no mesmo horário. Por exemplo, um restaurante em uma área empresarial tem seu pico ao meio-dia e está vazio às 14 h, pois o principal público frequentador já voltou ao trabalho;
  2. Semanal: o movimento mais alto acontece em um determinado dia da semana. Um cinema, por exemplo, costuma ficar mais movimentado aos finais de semana do que às terças;
  3. Mensal: a concentração de vendas se concentra em uma determinado período do mês. É o caso de supermercados que ficam cheios nos primeiros dias do mês, em que as pessoas, geralmente, recebem salário;
  4. Anual: são as variações que só acontecem uma vez a cada ano e costumam ser mais longas. Datas comemorativas e estações se encaixam nessa categoria.

Após a avaliação de quais tipos de sazonalidade a empresa pode sofrer, é importante saber como se beneficiar dos períodos positivos e como se precaver dos negativos.

Como se aproveitar de sazonalidades positivas

Acima de tudo, é necessário conhecer o ramo de atividade no qual a empresa está inserida. A partir disso, é possível prever e planejar em quais momentos sazonais os produtos ou serviços vão se desempenhar melhor.

É essencial que o planejamento para se sobressair nas sazonalidades positivas inclua uma previsão da demanda. Para tal, é fundamental conhecer o comportamento do consumidor e ter um bom banco de dados de períodos anteriores.

Também é indispensável realizar parcerias com fornecedores confiáveis para garantir a reposição do estoque. Por se tratar de um período de alta demanda, evitar a escassez de produtos também evita que o consumidor se decepcione com a empresa e recorra ao concorrente.

Além disso, uma equipe de atendimento bem treinada contribui para a satisfação do cliente e possibilita a fidelização para além dos períodos sazonais. No caso do varejo online, trabalhar com transportadoras ágeis e de qualidade também é primordial para a alegria do comprador.

Como se prevenir de sazonalidades negativas

Enquanto sazonalidades positivas representam a possibilidade de crescimento da empresa, sazonalidades negativas podem ser causadoras de prejuízos. Assim, como nos períodos favoráveis, o planejamento também é determinante para lidar com os momentos contraproducentes.

Planejamento estratégico de marketing podem auxiliar a diminuir os efeitos da sazonalidade negativa. Aqui, vale a lógica de “quem não é visto, não é lembrado”. Logo, ações de marketing podem atrair novos clientes nos períodos de baixo movimento.

Associada a isso, a precificação dos produtos ou serviços é um fator atrativo no momento da decisão de compra. Preços mais baixos são mais chamativos, mas é preciso ter cuidado para não abaixar demais o valor de modo a não cobrir os custos da empresa.

Buscar produtos ou serviços complementares ao principal também pode ser uma saída para não ser tão afetado por sazonalidades negativas. Uma sorveteria, por exemplo, pode inserir no cardápio bebidas quentes durante as estações mais frias para não perder o movimento de clientes.

E as sazonalidade turística?

No turismo, a sazonalidade é mais conhecida como temporada. A alta temporada, geralmente, está associada ao período de férias escolares e feriados prolongados. A baixa temporada, por sua vez, fica nos intervalos entre esses períodos.

Para o ramo do turismo, o modo de lidar com a sazonalidade deve ser planejado de modo que a empresa não entre em falência nos meses de baixa temporada. Dessa forma, o ideal é que seja feita uma reserva financeira com parte do lucro da alta temporada.

Durante a baixa temporada, é necessário criatividade para continuar atraindo o turista. Isso implica desde dar descontos maiores até negociar a realização de eventos com os órgãos públicos, como festivais e Carnavais fora de época, para motivar possíveis visitantes.

Exemplos de datas sazonais

  • Ano novo
  • Carnaval
  • Dia Internacional da Mulher
  • Páscoa
  • Dia das Mães
  • Dia dos Namorados
  • Mês do Orgulho LGBT
  • Dia do Amigo
  • Dia dos Pais
  • Dia das Crianças
  • Halloween (Dia das Bruxas)
  • Dia de Finados
  • Natal

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