Clientes de celulares pré-pagos, que não atualizaram seus dados cadastrais juntos às respectivas operadoras, terão seus números bloqueados. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a medida está prevista para esta segunda-feira, dia 18 de novembro. Órgão aponta que aproximadamente 910 mil consumidores têm alguma pendência cadastral e podem ser atingidos. As operadoras envolvidas são Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo.
A exigência integra um projeto de criação de cadastro nacional de usuários dos serviços de telefonia celular pré-paga e visa a identificação de possíveis fraudes. Segundo o Governo Federal, dentre as fraudes apontadas estão as linhas associadas indevidamente a CPFs de consumidores.
Esta é a terceira e última fase do recadastramento, que iniciou em 2 de setembro. Clientes pós-pagos não serão atingidos.
Estados
A medida vale para usuários dos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Roraima, Sergipe e São Paulo.
Outros estados já participaram do recadastramento obrigatório, que durou até o dia 15 de outubro. São eles: Acre, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Tocantins e Santa Catarina.
Banco de dados
As empresas de telefonia também disponibilizam aos clientes canais de atendimento para sanar quaisquer dúvidas, seja por meio dos sites atendimento via telefone. Com o fim das atualizações e dos recadastramentos, todas as informações dos usuários serão armazenadas em um site de acesso ao usuário, que será disponibilizado pela Anatel no início de 2020. As consultas referentes às linhas telefônicas ativas poderão ser feitas a partir do CPF.
Restabelecer o serviço
Clientes que já estão sem o serviço de telefonia, para restabelecer é necessário entrar em contato com as operadoras. Em seguida, deve informar os dados para que estes sejam atualizados no banco de informações.
Confira os números das operadoras para realizar o recadastramento ou atualização do pré-pago:
Algar – 1055
Claro – 1052
Oi – 1057
Sercomtel – 1051
Tim – 1056
Vivo – 1058
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