A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) oferece aos consumidores a possibilidade de conferir se existem linhas pré-pagas ativas cadastradas em seus CPFs. O serviço começou a funcionar na última segunda-feira (6) e a partir dele, será possível identificar fraudes com as linhas associadas indevidamente.
Segundo a Anatel, a princípio, o serviço não estará disponível para todo o Brasil. No momento, somente os usuários da região Norte têm acesso. Mas, a partir do dia 15 de janeiro, os clientes das regiões Centro-Oeste e Nordeste também poderão realizar essa consulta.
Serviço disponível apenas para pré-pagos
Existem cerca de 122,3 milhões de linhas pré-pagas cadastradas pelas seguintes operadoras: Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo. Dessa forma, a novidade da Anatel auxilia para que CPFs não estejam cadastrados em linhas de forma indevida, gerando maior segurança aos consumidores.
É importante lembrar que esse serviço está disponível apenas para pré-pagos. Além disso, o cliente deve saber que o pedido de cancelamento ou desvinculação deve ser respondido em até 24 horas (caso tenha sido solicitado por atendente), ou 48 horas (caso tenha solicitado em call center ou portal da prestadora sem intervenções de atendentes).
De acordo com a Anatel, para garantir maior segurança ao cliente, ao cancelar, será necessário confirmar alguns dados. Assim, será garantido que o solicitante realmente é o titular do CPF. Para realizar a consulta, basta acessar o Portal Cadastro Pré.
Leia também: Saiba como seu celular usado pode virar desconto em compras nas Casas Bahia