Nubank sofre alteração na perspectiva do rating de longo prazo por agência de risco

Com uma possível crise no setor financeiro nacional, companhia pode ser afetada por uma deterioração prolongada, seguida de queda nos rendimentos. 



A Standard & Poor’s (S&P) é uma das maiores agências de classificação de risco do mundo. Recentemente, a empresa alterou de estável para negativa a perspectiva rating de longo prazo de uma das fintechs mais conhecidas pelos brasileiros: o Nubank.

Essa mudança acontece em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus (covid-19) no Brasil. Apesar de as notas das dívidas de curto e longo prazo permanecerem inalteradas (brA-), o banco digital registrou um grande prejuízo financeiro, situação comum quando o assunto são startups.

Crise

De acordo com o relatório da agência, o Nubank registrou um aumento exponencial da sua base de clientes. No entanto, com uma possível crise no setor financeiro nacional, a companhia pode ser afetada por uma deterioração prolongada, seguida de queda nos rendimentos. 

Além disso, a S&P analisa o cenário como equilibrado, mas diz ainda que a fintech, por possuir uma certa limitação na diversificação de seus negócios, pode sofrer com o aumento no número de clientes inadimplentes no decorrer dos próximos meses. 

“Em nossa visão, sua baixa diversificação de negócios e níveis ainda elevados de prejuízos financeiros aumentam sua vulnerabilidade a um cenário adverso prolongado, ainda que incerto”, afirmou o texto.

Prejuízos e rendimentos

Um dos pontos negativos levantados pela S&P em seu mais recente relatório diz respeito ao prejuízo de R$ 313 milhões em 2019 do Nubank em razão do seu crescimento operacional. Em relação aos aspectos positivos, o estudo revelou que a empresa aumentou sua base de clientes de forma rápida, indo de 5 milhões em 2018 para 20 milhões no ano seguinte.

Além disso, foi destacado a atuação da fintech durante a última rodada de investimentos, em que foram levantados cerca de US$ 400 milhões ou cerca de R$ 2 bilhões. Desse total, US$ 110 milhões correspondem a empréstimos e injeções na operação brasileira e os outros US$ 300 milhões ao colchão financeiro, importante ferramenta para casos emergenciais. 

Nubank e a pandemia

No começo da última semana, o Nubank anunciou a criação de um fundo de R$ 20 milhões para auxílio aos clientes durante a crise gerada pela pandemia do novo coronavírus. A ajuda prometida inclui gratuidade em atendimentos médicos e psicológicos, entregas de comida e produtos farmacêuticos, atendimento de pet shop, entre outros. 

Chamada de “Pessoas Primeiro”, a iniciativa utilizará recursos advindos dos investimentos em marketing e de outros ganhos de eficiência da empresa. 

Leia ainda: Medidas Nubank durante pandemia incluem gratuidade em atendimento médico e psicológico




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