Saber onde investir aquele dinheiro que sobra no final do mês pode ser complicado para quem não entende muito de investimento. Deixá-lo parado na conta também é outra alternativa não muito satisfatória.
Onde guardar o dinheiro? Essa é uma das dúvidas mais comuns à grande maioria das pessoas. Para isso não há uma regra universal ou técnica milagrosa. Primeiramente, cada consumidor deve entender o seu orçamento e, a partir dessa análise, saber onde investir.
Uma dica são as contas digitais. De acordo com a Federação Nacional dos Bancos (Febrabran), elas já ultrapassam a marca de dois milhões só no Brasil. Mais vantajosas que as contas de bancos tradicionais, a modalidade digital do serviço pode oferecer inclusive rendimentos em renda fixa.
Por que as contas digitais são mais vantajosas?
A resposta é simples: eles disponibilizam funções e recursos exclusivos que as tornam mais viáveis que as contas poupança e conta corrente. Apesar de nem todas oferecerem opções de investimentos, a modalidade pode ser excelente para quem quer apenas guardar as reservas de emergência do dia a dia, por exemplo.
Aquelas que oferecem funções de rentabilidade automática, geralmente geram faturamentos superiores aos das poupanças tradicionais. Como no caso da conta do Nubank, que possibilita o retorno de 100% do CDI.
Muitas usuários têm optado, inclusive, por fazer portabilidade do salário e recebê-lo automaticamente em uma conta digital. Isso porque, dependendo do tipo de serviço, ele passará a render assim que cair na conta. Outra vantagem associada ao serviço é a possibilidade de resgate a qualquer hora do dinheiro aplicado.
Por meio da liquidez diária, o cliente poderá fazer movimentações quando desejar e tudo por aplicativo. Reforçando que esta regra de investimento varia de uma conta digital para outra.
Separando os gastos
Por serem totalmente digitais, boa parte das contas digitais permitem que o usuário divida o saldo disponível entre o que é para ser utilizado no pagamento de contas do dia a dia e aquilo que deve ser reservado para os rendimentos.
Isso evita as constantes retiradas dos investimentos e a consequente queda na rentabilidade. Um exemplo é a função “Guardar Dinheiro da conta do Nubank”, que permite bloquear o uso da quantia estipulada pelo usuário, assim como o seu desbloqueio a qualquer momento.
Veja também: O que é investimento e como começar a investir?