O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran PE) convocou os aprovados do último certame ainda em 2012, preenchendo a demanda de servidores para os quadros de analista e assistente de trânsito. Atualmente, ainda há uma grande necessidade de renovação do quatro de efetivo em virtude de aposentadorias e eventuais exonerações. Assim, um novo concurso é aguardado com muita ansiedade, tanto pelos concurseiros do Estado, quanto pelo próprio órgão.
O Detran PE tem como missão, finalidade e competência, exercer a função de autarquia de trânsito do estado, administrar os sistemas de registro de veículos e de habilitação de condutores. Além disso, deve também realizar a fiscalização do trânsito, de segurança e prevenção de acidentes. Ademais, é ainda de sua responsabilidade a educação de trânsito, de processamento de multas, de estatísticas de trânsito e de atendimento ao público usuário, dentre outras.
Concurso Detran PE – 2020
O Detran do Estado do Pernambuco está sem seleções com validade ativa desde 2016, o que reforça a necessidade de realização de um novo certame. A última seleção destinou vagas para muitas cidades, por isso, os concurseiros de todo o Estado estão aguardando ansiosamente por um novo edital.
Como não houve abertura de edital em 2019, as expectativas para a realização do concurso Detran PE 2020 são grandes. No entanto, o governo estadual ainda não se manifestou em relação à realização de um próximo certame.
Comece a estudar agora mesmo: Apostilas preparatórias para o Concurso do DETRAN – Baseadas nos últimos editais
A validade do último concurso terminou em 2016. Além disso, o órgão conta com o déficit de 389 cargos, sendo que 257 cargos desse total são para vagas destinadas a nível médio.
Mesmo sem previsão de abertura, muitas pessoas aproveitam o tempo de ócio para estudar para um provável próximo concurso. Afinal, a seleção do Detran PE é considerada difícil e possui alta concorrência. Começar com antecedência a temporada de estudos é uma excelente alternativa de êxito.
Concurso do Detran PE – 2010
O último edital do Detran PE (Portaria Conjunta SAD/DETRAN nº. 13/2010) foi lançado em 2010, visando o preenchimento de 100 vagas em diferentes funções. Neste edital os salários ofertados foram de R$ 1.138,00 e R$ 2.210,32, para jornadas de trabalho de 30 horas semanais.
Foram disponibilizadas vagas para os seguintes cargos:
Nível superior:
- Analista de Trânsito: Analista de Trânsito, Orientador Educacional de Trânsito, Engenheiro de Trânsito, Assessor Jurídico, Contador, Estatístico, Analista de Gestão, Assistente Social, Psicólogo, Engenheiro, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Jornalista e Bibliotecário.
Nível médio ou médio/técnico:
- Assistente de Trânsito: Agente de Trânsito, Técnico em Contabilidade e Assistente de Trânsito.
A execução do certame ficou a cargo da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab). As oportunidade foram destinadas para a capital do estado, Recife, e para municípios do interior, como Olinda, São Lourenço, Garanhuns Lajedo, Canhotinho, Águas Belas e muitos outros.
Convocações concurso Detran PE
Inicialmente apenas 100 vagas estavam previstas em edital. Entretanto, no dia 04 de maio de 2012, o então governador, Eduardo Campos, assinou o ato de nomeação de 248 candidatos, mais do que o dobro da quantidade inicial.
Desse modo, o maior número de convocações aconteceu na área 19, que compreende as cidades de Recife, São Lourenço da Mata, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista.
O que cai na prova do Detran PE?
As matérias que caem na prova do Detran PE é uma das pergunta mais recorrentes de quem pretende ingressar em uma das carreiras da autarquia. Apesar de uma não haver nenhuma sinalização oficial em relação a publicação de um novo edital, é possível começar a estudar com base no anterior.
Comece a estudar agora mesmo: Apostilas preparatórias para o Concurso do DETRAN – Baseadas nos últimos editais
O edital anterior contou com vagas de nível médio e superior. Dessa forma, os inscritos em todos os cargos foram selecionados por meio de prova objetiva, contendo 60 questões de múltipla escolha. Os tópicos que foram cobrados o exame estão disponíveis abaixo.
Nível superior: Analista de Gestão e Analista de Trânsito
- Língua Portuguesa
- Legislação de Trânsito
- Conhecimentos de Administração Pública
- Raciocínio Lógico
- Conhecimentos Específicos
Nível superior: demais funções
- Língua Portuguesa
- Legislação de Trânsito
- Conhecimentos de Administração Pública
- Noções de Informática
- Conhecimentos Específicos
Nível médio: todas as funções
- Língua Portuguesa
- Noções de Informática
- Conhecimentos Gerais e de Administração Pública
- Legislação de Trânsito
- Conhecimentos Específicos /Raciocínio Lógico Matemático
Ademais, o conteúdo programático específico cobrado em cada disciplina pode ser estudado pelo edital do certame, disponível clicando aqui.
Inscrições concursos Detran PE
No último concurso, os candidatos puderam fazer até duas inscrições no concurso Detran PE 2010. Essas ficavam limitadas a uma opção de Nível Médio e uma opção de Nível Superior, que deviam ser indicadas no ato da inscrição. Para os cargos de nível superior a disponibilidade de vagas foi somente em Recife, para demais havia outras cidades para lotação.