Trabalhadores que tiveram o dinheiro do auxílio emergencial bloqueado e não conseguem movimentá-lo pelo aplicativo Caixa Tem podem recuperar o acesso por meio da ferramenta de mensagens Whatsapp. Segundo a Caixa Econômica Federal, cerca de 1,3 milhão de contas foram paralisadas.
A decisão de aceitar documentos por app foi tomada após muitos trabalhadores relatarem ter recebido um aviso para comparecerem em uma agência da Caixa com documento de identidade para assim comprovar que são titulares das contas e desbloquear o Caixa Tem.
O banco tem retido “centenas de milhares” de contas, por causa de inconsistências cadastrais e suspeita de fraudes, de acordo com o presidente da instituição, Pedro Guimarães.
Quem pode enviar os documentos pelo WhatsApp?
Apenas quem teve o acesso negado ao Caixa Tem por causa de “inconsistências cadastrais”, poderão enviar os documentos para comprovação por Whatsapp. De acordo com o banco, esses são 49% dos casos (640 mil cidadãos).
Já aqueles que tiveram o acesso bloqueado em razão de suspeita de fraude, cerca de 51% (660 mil cidadãos), deverão comparecer a uma agência do banco tendo em mãos documento de identificação para comprovarem que não há irregularidade.
Como explicou o presidente da Caixa, os beneficiários ao tentarem desbloquear o aplicativo Caixa, o próprio app vai oferecer orientações sobre como enviar os documentos via WhatsApp. Depois do envio da documentação, o desbloqueio de todas as funções do Caixa Tem deve acontecer em até 24 horas.
Como desbloquear o auxílio emergencial pelo Whatsapp
- Em caso de suspeita de fraude: o beneficiário deverá se dirigir a uma agência da Caixa para regularizar o acesso.
- Em caso de bloqueio por documentos pendentes: assim que acessar o Caixa Tem, na opção “Liberar Acesso”, surgirá a seguinte mensagem: “Para finalizar a validação do seu cadastro, vamos precisar que envie seus documentos pelo Whatsapp”. A partir daí, será necessário seguir o passo a passo abaixo.
Como enviar os documentos que faltam pelo Whatsapp
- Faça o login no app Caixa Tem;
- Após aparecer a primeira mensagem, de que é necessário enviar os documentos pelo Whatsapp, surgirá a seguinte informação: ” Para iniciar a conversa, clique no link abaixo e mande a palavra “Cadastro”;
- Siga a indicação, no envio da palavra exigida;
- O aplicativo Whastapp será aberto automaticamente para o envio da documentação exigida. Antes do processo, certifique-se de que o número do contato é o 0800 726 0104;
- O programa irá solicitar o envio de um documento de identificação e de uma selfie. Nesse caso, clique em “Iniciar”.
- Na tela que se abrir, aparecerão as informações sobre como será feito o cadastro do documento. Toque em “Continuar”;
- Selecione o documento que será enviado, seja RG ou a Carteira de Nacional de Habilitação (CNH) e toque no nome que estiver na tela;
- Tire a foto de frente do documento e confirme em “OK, entendi”;
- Em seguida, acesse “Clique para enviar a foto” e siga em “Continuar”;
- Na tela seguinte, haverá a mensagem que exige o envio do verso. Clique novamente em “Ok, entendi”;
- No próximo passo, tire a foto do verso do documento e vá em “Clique aqui para enviar a foto”. Em seguida, vá em “Continuar”;
- Surgirá uma mensagem dizendo que os documentos foram recebido. Para continuar, envie uma selfie e clique em “Continuar” por duas telas seguidas.
- Tire a selfie e vá em “Clique aqui para enviar a foto”. Clique em “Continuar;
- Pronto! Uma mensagem de agradecimento pelo envio com detalhes sobre o desbloqueio aparecerá.
Lembrando que é importante enviar os arquivos nos formatos indicados. Além disso, é importante tirar as fotos dos documentos a partir de um local bem iluminado e com o enquadramento correto. Sobre as selfies, a sugestão é não usar chapéus ou óculos, visto que isso pode prejudicar na identificação pela Caixa.
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