Os beneficiários identificados com algum tipo de irregularidade começaram a ser notificados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no início deste mês. Em uma espécie de pente-fino, os cadastros estão sendo revisados e pedem verificação de documentos.
Segundo o INSS, cerca de 1,7 milhão de beneficiários, que recebem todos os tipos de auxílios, estão sendo notificados através de carta de cumprimento de exigência.
Após o recebimento da carta, os segurados terão até 60 dias para enviar a documentação exigida pelo portal Meu INSS. Aqueles que foram notificados e não apresentarem a documentação pelo portal ou não fizerem agendamento no prazo de 60 dias poderão ter o benefício suspenso.
Após 30 dias de suspensão, se a pessoa não fizer os procedimentos citados anteriormente terão o benefício bloqueado como prevê a Lei nº 8.212, de 1991.
Como enviar a documentação?
Caso você tenha sido notificado pelo INSS, siga os seguintes passos para atualização do benefício:
- Acesse o Meu INSS e selecione o serviço “Atualização de Dados de Benefício”;
- Anexe cópias do CPF, RG, Certidão de nascimento ou casamento; Titulo de Eleitor e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
Os documentos podem pertencer ao titular do benefício, do procurador ou representante legal, se houver. A intenção é comprovar o direito de manutenção do benefício.
Toda a documentação solicitada deve estar nos padrões requeridos, em perfeito estado de legibilidade, e no formato e tamanho adequados para análise para que os anexos sejam aceitos no portal.
Não consigo enviar pelo Meu INSS, o que faço?
Caso você tenha dificuldades para enviar a documentação pelo Meu INSS, pode fazer o agendamento para ser atendimento presencialmente em uma agência mais próxima do INSS.
Para agendar é necessário ligar para o telefone 135 do INSS, e selecionar a opção “Entrega de Documentos por Convocação”. O INSS anunciou que não recebe nenhuma solicitação de serviço presencial sem o agendamento prévio.
Veja também: Quais agências do INSS estão atendendo presencialmente? Veja como consultar