INSS envia carta para notificar segurados que tiveram benefícios revisados. Saiba o que fazer

Instituto começou a emitir cartas de convocação para os segurados em setembro para comunicar inconsistências nos dados cadastrais.



Cerca de 1,7 milhão de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começaram a receber cartas recentemente informando que seus benefícios foram revisados, e por isso, devem apresentar alguns documentos para atualizar o cadastro. O INSS começou a emitir as cartas de convocação para os segurados em setembro.

A revisão consiste em verificar pendências cadastrais e está sendo realizada em todos os tipos de benefícios. Desta forma, a carta de convocação do INSS, também chamada de comunicado de exigência, tem o objetivo de informar o segurado caso haja algum dado inconsistente, dando a ele a oportunidade de corrigir o erro e manter o benefício.

Após a notificação, o beneficiário terá um prazo de 60 dias para cumprir a exigência. Caso isso não ocorra, o pagamento será suspenso temporariamente, e se em até 30 dias após este prazo não houver nenhuma resposta, o benefício será cortado definitivamente.

Recebi a carta do INSS. O que devo fazer?

O Instituto orienta os segurados que tiveram o benefício revisado e receberam a carta a enviar os documentos que faltam para atualizar o cadastro. Em virtude da pandemia, basta enviar a cópia digitalizada da documentação exigida, que pode ser do titular, procurador ou representante legal do beneficiário, por meio do site ou aplicativo Meu INSS.

Em geral, a autarquia solicita os seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • Certidão de nascimento ou de casamento;
  • Título de eleitor;
  • Carteira de trabalho.

Para quem recebe pensão por morte, é necessário ainda apresentar os documentos do segurado falecido e de seus dependentes. Para consultar o modelo da carta, basta acessar o site do INSS.

Confira a seguir o passo a passo para enviar os documentos pelo site ou aplicativo Meu INSS:

  1. Acesse o site ou aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS;
  2. Para o primeiro acesso na plataforma, é necessário fazer o cadastro e criar uma senha. Caso já possua o cadastro, basta fazer o login;
  3. Na página inicial, selecione a opção “Atualização de dados cadastrais do benefício”;
  4. Caso a página indique que você deve atualizar seus dados, selecione a opção “Atualizar” e verifique as informações. Feito isso, clique em “Avançar”;
  5. Por fim, basta anexar os documentos digitalizados na plataforma.

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