Cerca de 1,7 milhão de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começaram a receber cartas recentemente informando que seus benefícios foram revisados, e por isso, devem apresentar alguns documentos para atualizar o cadastro. O INSS começou a emitir as cartas de convocação para os segurados em setembro.
A revisão consiste em verificar pendências cadastrais e está sendo realizada em todos os tipos de benefícios. Desta forma, a carta de convocação do INSS, também chamada de comunicado de exigência, tem o objetivo de informar o segurado caso haja algum dado inconsistente, dando a ele a oportunidade de corrigir o erro e manter o benefício.
Após a notificação, o beneficiário terá um prazo de 60 dias para cumprir a exigência. Caso isso não ocorra, o pagamento será suspenso temporariamente, e se em até 30 dias após este prazo não houver nenhuma resposta, o benefício será cortado definitivamente.
Recebi a carta do INSS. O que devo fazer?
O Instituto orienta os segurados que tiveram o benefício revisado e receberam a carta a enviar os documentos que faltam para atualizar o cadastro. Em virtude da pandemia, basta enviar a cópia digitalizada da documentação exigida, que pode ser do titular, procurador ou representante legal do beneficiário, por meio do site ou aplicativo Meu INSS.
Em geral, a autarquia solicita os seguintes documentos:
- RG;
- CPF;
- Certidão de nascimento ou de casamento;
- Título de eleitor;
- Carteira de trabalho.
Para quem recebe pensão por morte, é necessário ainda apresentar os documentos do segurado falecido e de seus dependentes. Para consultar o modelo da carta, basta acessar o site do INSS.
Confira a seguir o passo a passo para enviar os documentos pelo site ou aplicativo Meu INSS:
- Acesse o site ou aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS;
- Para o primeiro acesso na plataforma, é necessário fazer o cadastro e criar uma senha. Caso já possua o cadastro, basta fazer o login;
- Na página inicial, selecione a opção “Atualização de dados cadastrais do benefício”;
- Caso a página indique que você deve atualizar seus dados, selecione a opção “Atualizar” e verifique as informações. Feito isso, clique em “Avançar”;
- Por fim, basta anexar os documentos digitalizados na plataforma.
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