Empréstimo com garantia de imóvel Santander: Entenda as condições e saiba como contratar

Linha de crédito oferece juros menores e mais prazo para pagamento. Conheça as principais vantagens e documentos necessários.



O empréstimo com garantia de imóvel do Banco Santander é uma modalidade de crédito em que o cliente pode solicitar um valor equivalente a um percentual do bem colocado em garantia. Isso significa que quantias maiores podem ser contratadas, com prazos alongados e condições facilitadas. 

Chamado Usecasa, o empréstimo com garantia de imóvel Santander disponibiliza as melhores tarifas de juros comparadas a outras linhas que não utilizam bens como garantia, de acordo com o próprio site da instituição. Dessa forma, o cliente pode contratar crédito de até 60% do valor do imóvel indicado como garantia. 

Além disso, entre as principais vantagens do empréstimo estão:

  • Taxa a partir de 1% ao mês;
  • Parcelas fixas, sem correção; 
  • Prazo de até 20 anos para pagar; 
  • Aceite de imóvel a partir de R$ 70 mil como garantia; 
  • Possibilidade de incluir imóvel próprio ou de terceiros (caso seja previamente autorizado) como garantia;
  • Crédito de R$ 30 mil a R$ 2 milhões – limitado a 60% do valor do bem;
  • Permissão para ficar um mês a cada ano sem pagar a parcela; 
  • Possibilidade de incluir as despesas de IOF e de tarifa de avaliação no valor do crédito.

Nesse caso, as taxas são menores, pois, ao oferecer um bem como garantia, o banco entende que a dívida vai ser paga pelo solicitante. No entanto, caso o cliente não cumpra com os pagamentos acordados, a instituição financeira pode abrir um requerimento do imóvel após um tempo. 

Como contratar o empréstimo?

A solicitação do empréstimo pode ser feita através do site ou aplicativo do Santander. Para isso, o consumidor deve simular o valor desejado, informando também os dados sobre o imóvel que vai servir como garantia. A simulação de crédito sai na hora. 

Em caso de aprovação, o cliente vai precisar cadastrar mais informações na proposta e enviar os documentos solicitados. Além disso, vai ser necessário agendar uma vistoria de avaliação do imóvel que vai ser usado como garantia.

Após essa etapa, o solicitante deve ir presencialmente até a agência para assinar o contrato, registrá-lo em cartório e atualizar a matrícula. O crédito é liberado mediante a confirmação do trâmite. 

Quais documentos são necessários?

Para ser aprovado nesta modalidade, o cliente vai precisar enviar alguns documentos, são eles: documentos pessoais de identificação, formulário de proposta de crédito, certidão do estado civil, comprovante de renda, declaração pessoal de saúde, cópia autenticada de traslado recente da Procuração (se for o caso), cópia do RG e CPF (inclusive do cônjuge ou convivente). 

Caso o cliente seja estrangeiro, será necessário apresentar o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou passaporte com visto definitivo. 

Além disso, os documentos do bem usado como garantia devem ser anexados. São eles: 

  • IPTU do ano vigente ou anterior; 
  • Certidão de matrícula do imóvel; 
  • Cópia da convenção de condomínio; 
  • Certidão negativa de tributos imobiliários.

Vale ressaltar que, durante o período estabelecido em contrato, o bem fica em nome da instituição financeira, mas o proprietário pode utilizá-lo normalmente, inclusive vendê-lo. Neste caso, o cliente vai precisar, primeiramente, quitar a dívida com o Santander. 

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