A Caixa Econômica Federal libera nesta quinta-feira, 28, novos pagamentos do auxílio emergencial para 196 mil brasileiros. A informação foi divulgada pelo Ministério da Cidadania, que confirmou o repasse de R$ 248 milhões para os cidadãos que contestaram a suspensão ou a negativa do benefício durante os meses de novembro e dezembro.
Para esta rodada, não há calendário conforme o mês de nascimento do beneficiário. Todos os aprovados receberão de uma só vez todas as parcelas a que têm direito. O dinheiro será depositado na poupança social digital, com possibilidade imediata de saque ou transferência por meio do aplicativo Caixa Tem.
A plataforma permite ainda realizar compras na internet e/ou maquininhas de estabelecimentos comerciais, através de um cartão de débito virtual e QR Code, respectivamente. Além disso, o usuário pode ainda pagar pelo próprio aplicativo boletos e contas básicas, como telefone, água e luz. Lembrando que os serviços são gratuitos e não possuem cobranças de tarifas.
Saques em espécie do dinheiro
Quem deseja sacar os recursos em espécie precisa fazer o login no aplicativo Caixa Tem e, em seguida, selecionar a sequência de opções “Saque sem cartão” > “Gerar código de saque”. Feito isso, é preciso digitar a senha para ter acesso ao código de saque, que possui validade de uma hora.
O código é utilizado para realizar retiradas em dinheiro vivo do benefício, seja em casas lotéricas, correspondentes Caixa AQUI ou mesmo nos terminais de autoatendimento das agências bancárias.
Grupo de beneficiários
Recebem o lote residual do auxílio emergencial cerca de 191 mil brasileiros que contestaram a suspensão do benefício entre os meses de novembro e dezembro no site da Dataprev, além de mais 5 mil pessoas que conseguiram a reavaliação dos pagamentos neste mês.
Do quantitativo de beneficiários, existem 8,3 mil que receberão a segunda, terceira, quarta e quinta parcela do benefício ao mesmo tempo, por volta de 40,9 mil que receberão até três lotes, quase 68,1 mil terão acesso à quarta e quinta parcelas e, por fim, cerca de 78,3 mil que serão contemplados com a quinta parcela.
Leia ainda: Volta do auxílio emergencial deve ser pautada pelo Congresso no dia 1º, defende senador