Segurança: Veja 7 dicas para evitar roubos no cartão de crédito

Comportamentos simples, atrelados a ações do dia a dia, podem ajudar nesse monitoramento da ferramenta e evitar maiores dores de cabeça.



É notável a variedade de benefícios que o cartão de crédito proporciona: compras parceladas, limite imediato sem garantias, conveniência e agilidade, programa de pontos, descontos em lojas parceiras, além de mais segurança, na substituição do dinheiro em espécie durante as transações.

Apesar de ser considerado seguro, casos de roubo de cartão e fraudes já se tornaram comuns nos dias tecnológicos atuais, sobretudo quando se fala no aumento das compras pela internet em meio à pandemia de coronavírus.

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O consumidor precisa ficar atento às movimentações com seu cartão para evitar cair nessas armadilhas. Alguns comportamentos simples podem ajudar nesse monitoramento, sobretudo quando se tem à disposição aplicativos que auxiliam no gerenciamento dos gastos.

7 dicas para prevenir o roubo ou fraude do cartão de crédito

1- Esteja atento enquanto utiliza o cartão. Isso porque muitos golpistas podem obter as informações contidas na ferramenta durante as transações. A sugestão é sempre observar os caixas eletrônicos. Caso possuam aspecto diferente ou o cartão apresente resistência ao ser inserido, procure outro terminal.

2- Acompanhe as transações pelo aplicativo do banco. Hoje em dia, bancos e financeiras disponibilizam em tempo real todas as compras realizadas no cartão, mantendo o consumidor sempre atualizado. Sendo assim, é primordial ativar as notificações do aplicativo do cartão para sempre receber informações relacionadas às transações. Se houver roubo de dados, por exemplo, será mais fácil identificar a origem do objeto criminoso.

3- Cancele o cartão sempre que houver fraude ou roubo. Esta dica se aplica como uma continuidade à regra anterior. Caso haja roubo de dados, o primeiro passo é entrar em contato com a operadora do cartão ou banco para solicitar o bloqueio da versão que foi roubada. O processo pode ser feito por telefone ou pelo próprio aplicativo do banco, sem muitas complicações.

4- Redobre a atenção na internet. O ambiente virtual é um dos mais utilizados pelos criminosos quando o assunto é aplicar golpes. Por esse motivo, é fundamental estar sempre atento às movimentações na rede utilizando o cartão. A dica mais segura é sempre gerar um cartão online com o CVV temporário (código de autenticação), logo descartado após a compra. Ele é obtido geralmente no aplicativo do banco, na opção Cartão > Cartão Online.

5- Tenha cuidado com e-mails. Ainda é comum golpistas entrarem em contato com as vítimas via e-mail. Por isso, constantemente, bancos e financeiras alertam para os consumidores não responderem qualquer informação via endereço eletrônico. Ou seja, nunca envie senha ou dados pessoais e sempre observe a origem do e-mail. Caso tenha dúvida se o contato é legítimo ou não, fale com a central de teleatendimento ou funcionário da agência.

6- Acompanhe o extrato da fatura. Esta é uma das formas mais eficientes para evitar fraudes no cartão de crédito, bem como a cobrança indevida de taxas pela própria instituição. Antigamente, o acompanhamento dos gastos era obtido pela fatura impressa. No entanto, o avanço tecnológico permite que os consumidores tenham acesso ao documento em apenas alguns cliques, na palma da mão e a qualquer momento. Outra dica é sempre guardar os comprovantes de pagamento, como recibos de compras e extratos bancários para a comprovação de informações.

7- Certifique-se das medidas de segurança. Todas as instituições bancárias adotam medidas para garantir mais segurança aos consumidores. Além da senha utilizada em maquininhas para aprovar a compra, também existem os códigos de autenticação (CVV) e dados pessoais, como o CPF e nome completo, no caso de compras pela internet.

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