Se você teve um cartão de crédito cancelado, aparentemente sem motivo nenhum, saiba que não é bem assim. Algumas fintechs, como Banco Inter, C6 Bank, Credicard e Nubank possuem políticas de cancelamento automático de cartões, em que situações como inatividade, nome sujo ou quebra de termos do contrato podem levar o cliente a perder seu cartão.
O Nubank, por exemplo, realiza o cancelamento automático da conta digital após 12 meses de inatividade, caracterizada pela ausência de movimentações, depósitos, transferências, geração de boletos, pagamentos, entre outros serviços bancários.
Estar com o nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, também pode resultar no cancelamento do cartão. Além disso, caso os dados do cliente estejam incorretos ou incompletos e não sejam atualizados no prazo definido pela fintech, há risco de cancelamento.
Por outro lado, em casos de suspeita de fraude no cartão ou conta, não ocorre a suspensão imediata do serviço. Antes, a fintech entrará em contato com o cliente para esclarecer a situação e, apenas se for necessário, realizará o cancelamento do cartão.
Cancelamento automático
Entre os motivos previstos para o cancelamento automático de cartões de crédito, estão: erros nos dados cadastrais do cliente, falta de uso do cartão, nome sujo, suspeita de fraude, descumprimento dos termos de uso previstos no contrato e desinteresse comercial.
Para evitar o cancelamento, é recomendado concentrar o máximo de compras possíveis no cartão, pagar a fatura no valor total e em dia para evitar entrar no rotativo e manter todas as informações atualizadas no aplicativo.
Leia também: Nubank x Santander SX: Compare benefícios e descubra qual é o melhor cartão para 2021