A restituição do Imposto de Renda (IR) é devolução da quantia paga a mais ou da quantia retirada a mais na fonte antes da declaração de ajuste anual. O contribuinte fica sabendo se terá direito ao dinheiro quando termina de preencher a declaração IR, pois a informação aparece na tela como o nome de “Imposto a Restituir”.
Nas datas marcadas pela Receita Federal para fazer a restituição, o valor a ser devolvido é depositado na conta bancária informada pela pessoa no momento na declaração. No calendário desse ano serão cinco lotes de restituição, sendo que o primeiro lote está marcado já para o próximo dia 31. O último lote será pago no dia 30 de setembro.
Calendário de restituição do Imposto de Renda 2021
As restituições da Receita vão começar a ser pagas ainda este mês. Confira abaixo as datas de cada lote:
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 30 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro
Importante destacar que os idosos, portadores de deficiência, portadores de doenças graves e professores terão prioridade no recebimento do dinheiro, por isso essas pessoas recebem logo nos primeiros lotes.
Como consultar a restituição IR?
Uma forma de consultar se você vai receber a restituição é na área de Consulta Restituições IRPF. Informe o seu CPF, data de nascimento e o ano do imposto que deseja consultar. Uma semana antes de liberar os valores de cada lote, a Receita Federal abre a consulta em seu site para que as pessoas verifiquem se vão receber naquela rodada. Caso sua restituição não seja liberada, acesse o portal e-CAC para saber o que aconteceu.
Veja também: Mais pessoas poderão ter isenção do Imposto de Renda em 2022 com novas regras