O WhatsApp não para de lançar funções cada vez mais tecnológicas para proteger seus usuários, especialmente no que diz respeito ao acesso às mensagens e arquivos trocados. Para quem busca mais privacidade, o aplicativo de mensagens tem duas soluções que reduzem o risco de terceiros acessarem essas informações particulares.
Ambas as funcionalidades atuam como senhas para assegurar o acesso somente a quem informar os dados cadastrados previamente. Conheça a verificação em duas etapas e a proteção biométrica e veja como utilizar esses recursos.
Como ativar a verificação em duas etapas
Uma maneira bem simples de proteger seu WhatsApp do acesso indevido é a função “Confirmação em Duas Etapas”, que exige um PIN previamente cadastrado para liberar o aplicativo. A proteção também é eficiente contra possíveis clonagens de conta. Veja como fazer:
- Abra o WhatsApp e clique em “Configurações”;
- Vá em “Conta”;
- Acesse “Confirmação em duas etapas”;
- Clique em “Ativar”;
- Cadastre um código PIN com seis números;
- Insira um e-mail para auxiliar na recuperação do PIN caso você esqueça os números.
Pronto, a verificação em duas etapas está ativada e o código será solicitado a qualquer pessoa que queira ter acesso às conversas no aplicativo.
Como ativar a proteção biométrica
Outra possibilidade para garantir ainda mais proteção é cadastrar a confirmação do Touch ID, a identificação biométrica do próprio aparelho celular. Confira as instruções para ativar a função:
- Abra o WhatsApp e clique em “Configurações”;
- Vá em “Conta”;
- Clique em “Privacidade”;
- Escolha a opção “Bloqueio de tela”;
- Habilite o Touch ID do seu aparelho.
Se você já estiver com o Touch ID configurado no celular, basta usar a digital para abrir o WhatsApp. Caso ainda não esteja, será necessário acessar as configurações do smartphone e cadastrar suas digitais antes de usar o recurso.
Leia mais: Esconder conversas no WhatsApp é possível; Veja como