scorecardresearch ghost pixel



WhatsApp Pay é liberado a todos os brasileiros; Veja como usar

Função de pagamentos com cartão de crédito chegou ao WhatsApp. Veja como fazer para transferir dinheiro aos seus amigos ou familiares.



Os brasileiros ganharam mais um recurso para transferir dinheiro para amigos e família, cobrar clientes e dividir despesas. O WhatsApp agora liberou para todos os usuários o função de pagamentos, também chamada de WhatsApp Pay. A novidade chegou nesta quarta-feira, 23.

A chegada do serviço ao Brasil foi em 4 de maio, mas só agora agora a funcionalidade chegou aos celulares dos usuários. Antes disso, somente algumas pessoas convidadas tinham acesso ao recurso.

Como utilizar o WhatsApp Pay

Para começar a realizar transações financeiras no WhatsApp, você precisa preencher o seu cadastro no app. Você vai precisar informar seu nome completo, CPF e nome da rua, cidade, estado e número do CEP.

Também é preciso cadastrar um PIN de 6 dígitos. Vale lembrar que este PIN é fundamental, mesmo que você não utilize o WhatsApp Pay. Esse código vai manter você protegido caso tentem clonar sua conta, pois será solicitado no momento em que seu WhatsApp for conectado em outro celular.

Você vai precisar inserir um cartão de crédito. Confira quais cartões são aceitos na plataforma:

  • Banco do Brasil: Visa;
  • Banco Inter: Mastercard;
  • Bradesco: Visa;
  • Itaú: Mastercard;
  • Mercado Pago: Visa;
  • Next: Visa;
  • Nubank: Mastercard;
  • Sicredi: Mastercard e Visa;
  • Woop, a conta digital da Sicredi: Visa;

Cada pessoa pode enviar até R$ 1.000 em cada transação e é possível receber até 20 transações diárias. O limite mensal de transações é de R$ 5.000. Quando você atinge o limite, não é mais possível enviar nem receber pagamentos pelo WhatsApp.

Cuidados de segurança

Os golpes envolvendo o WhatsApp aumentaram durante a pandemia, portanto esse novo recurso do app deve ser utilizado com muito cuidado. Sempre, antes de enviar um pagamento a alguém, confira se o número da pessoa é de fato o número da que você conhece.

Muitas vezes, criminosos digitais criam novas contas no WhatsApp, colocam a mesma foto de outra pessoa e entram em contato com amigos e família para pedir dinheiro. Por ser a mesma imagem, muitos usuários acabam caindo no golpe e não conferindo o número.

Vale lembrar também que são muito comuns golpes que clonam contas de WhatsApp. Nesses casos, um criminoso se passando por uma empresa pede o número da vítima para cadastrar em seu próprio celular.

Ele então pede que a vítima diga o código de verificação recebido por SMS. A partir desse código, o criminoso tem acesso ao WhatsApp da vítima e entra em contato com conhecidos, ou pede uma quantia em dinheiro para devolver a conta. Por isso, cadastrar uma chave PIN é tão importante, por mais que o criminoso tenha o código de SMS, ele não saberá o PIN.

Leia também: Esconder conversas no WhatsApp é possível; Veja como




Voltar ao topo

Deixe um comentário