A prova de vida voltou a ser obrigatória para os segurados que recebem benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Desde a última quinta-feira, 1º, os pagamentos já podem ser bloqueados para quem deixou de realizar o procedimento. Se esse é seu caso, saiba o que fazer.
Quem precisava fazer a prova de vida em março ou abril de 2020 deveria ter realizado o exame até o dia 30 de junho de 2021. Para esse grupo, o benefício esta sob risco de bloqueio ou até mesmo já foi bloqueado.
No ano passado, a prova de vida foi suspensa em decorrência da pandemia de Covid-19, já que grande parte dos beneficiários do INSS faz parte dos grupos de risco para a doença. Mas o governo retomou os exames, que ganharam um novo calendário.
Para facilitar o procedimento, ele já está disponível digitalmente para alguns beneficiários. O projeto está em fase de testes com quem recebeu uma mensagem de texto ou e-mail contendo um convite para realizar o exame pelo celular, direto pelo aplicativo Meu INSS. Os demais devem manter o procedimento presencial, se dirigindo ao caixa eletrônico ou agência bancária.
O que fazer se meu benefício for cancelado?
Se você é aposentado ou pensionista, deixou o prazo passar e teve seu benefício cancelado, não significa que perderá esse valor sempre. Para solicitar a volta dos pagamentos, siga o passo a passo abaixo:
- Entre no aplicativo Meu INSS;
- Clique na opção “Agendamentos/Solicitações”
- Toque em “Novo Requerimento”;
- Escolha o serviço desejado;
- Aperte em “Atualizar”;
- Revise seus dados e aperte em “Avançar”;
- Informe os dados necessários para continuar o pedido.
Calendário da prova de vida 2021
Leia mais: INSS permite prova de vida social e cria plataforma de serviços