Ter um cachorrinho em casa com certeza é sinônimo de alegria, mas é preciso não permitir que as coisas desandem. Aquelas brincadeiras que o filhote faz quando pequeno, como morder e ficar pulando, podem perder a graça conforme ele cresce. O adestramento do animal é uma forma de garantir uma vida feliz e animada ao novo integrante da família.
Veja também: Como plantar morangos no vaso: passo a passo para ter frutas deliciosas em casa
Uma das dúvidas que os donos têm diz respeito a saber se o animal está feliz. Muitas pessoas relutam em ensinar bons modos ao cão por terem dó de privá-lo de algumas coisas. Afinal, nem sempre é possível satisfazer as vontades do cão ou brincar todos os dias.
É importante deixar claro que seu cachorro não precisa de muito para se sentir feliz e amado. Ou seja, a tarefa de animar o cãozinho não é algo complexo, nem muito trabalhoso de se fazer. De forma alguma, o adestramento seria motivo de tristeza. Muito pelo contrário, o treinamento aproxima ainda mais o animal de seu tutor.
Como ensinar o cachorro a te obedecer
Se para o ser humano é importante ter rotinas e organização, para o animal também. A primeira coisa a se fazer, portanto, é estabelecer alguns padrões. O cachorro deve ter um ambiente para dormir adequadamente, um para se alimentar e outro para “usar o banheiro”.
É imprescindível o animal respeitar horários da rotina da casa e saber quando pode brincar. Passear com o cão é sempre uma ótima opção. Faça caminhadas diárias ou com frequências semanais, pelo menos. Isso deixará o cão mais feliz, menos estressado e mais saudável.
Por mais que sua rotina seja atribulada e cheia de afazeres, separe um tempinho para desligar. Nessa hora, dê um pouco de atenção ao animal de estimação. Faça um cafuné, jogue uma bolinha, abrace, converse com ele etc.
Truques para ensinar o cachorro a te obedecer
A forma mais simples de treinar o seu pet é utilizando recompensas positivas. Ou seja, sempre que ele executar uma ação correta, dê um agrado a ele. Essa recompensa pode ser:
- O petisco que ele mais gosta de comer;
- Um dos brinquedos preferidos do cão;
- Uma longa sessão de abraços e carinho; entre outros.
Além disso, é preciso ser firme na hora de ensinar. Para que o cão se habitue aos comandos, fale de forma clara e firme, sem ser violento.
Lembra-se da rotina? Pois é, o maior segredo está em repetir o treinamento todos os dias em diferentes situações. Se fizer isso, em breve seu animal estará muito mais feliz e confortável em casa.