5 dicas úteis para aumentar a durabilidade dos pneus

Para ter um tempo de vida mais longo, itens devem ter alguns cuidados durante a rodagem do veículo. Conheça algumas delas!



Os pneus em boas condições são fundamentais para garantir maior segurança ao carro. Mais do que um simples pedaço de borracha, o item pode evitar acidentes e assegurar que o condutor não perca o controle da direção em uma pista molhada, por exemplo.

Leia mais: 5 dicas infalíveis para aumentar o limite do cartão Nubank

Considerando que são necessários quatro pneus para compor um utilitário comum, o motorista deve ter consciência e sempre manter os itens em bom estado para evitar que eles sejam trocados com frequência. Isso porque os pneus representam um valor significativo na manutenção do automóvel e podem pesar no bolso.

5 dicas para colocar em prática e fazer o pneu durar por mais tempo

Veja a seguir dicas que farão os pneus durarem por mais tempo e garantir mais economia no orçamento:

  1. Atenção à calibragem: para fazer os pneus durarem mais, é importante ficar de olho na calibragem. O mais comum é calibrar os pneus a cada 15 dias ou de acordo com o recomendado pelo fabricante do carro.
  2. Direção defensiva: a forma como o motorista pilota o veículo influencia diretamente na vida útil dos pneus. Uma dica é realizar acelerações e frenagens progressivas, além de reduzir a velocidade no momento de curvas. Sem forçar demais o pneu, o desgaste acaba sendo menor e a duração do item é estendida.
  3. Alinhamento e Balanceamento: eles devem estar em dia para garantir a boa conservação dos pneus. A verificação garante que o carro está andando de modo geometricamente ideal, sem nenhum desgaste excessivo nos pneus.
  4. Rodízio: trocar a posição dos pneus ajuda a diminuir os desgastes e a alongar a vida útil do item. Antes de fazer a troca, saiba mais sobre o procedimento no manual do fabricante.
  5. Arrancadas e frenagens: para conservar os pneus por mais tempo, o ideal é evitar arrancadas com o carro. Pneus que ‘cantam’ costuma se desgastar mais rapidamente. O ideal é sempre manter uma aceleração progressiva e constante. Frenagens repentinas também devem ser evitadas, pois quanto menor o atrito do pneu com o asfalto, menor será o desgaste.




Voltar ao topo

Deixe um comentário