Você já parou para pensar o quanto a comida influencia em nosso bem-estar e principalmente em nossa saúde mental? Por isso, é fundamental que todo mundo tenha uma alimentação saudável não só por uma questão de estética, mas para o bem da saúde de uma forma geral.
Veja também: Dieta Low Carb: aprenda receitas fáceis para uma alimentação mais saudável
Nesse sentindo, hoje nós queremos falar sobre alguns alimentos que quando ingeridos podem auxiliar no tratamento de transtornos mentais e ainda podem contribuir com a melhora desses quadros.
Pesquisas mostram que grande parte dos transtornos mentais são inflamatórios, bem como muitos outros problemas de saúde em nosso corpo. Esse processo é capaz de provocar uma inflamação no organismo e alguns alimentos, especialmente os industrializados, possuem um potencial muito grande de inflamar o corpo devido a alta concentração de gorduras hidrogenadas e açúcar.
Ainda entram na lista de alimentos inflamatórios as comidas ultraprocessadas, ricas em conservantes, refinados e a farinha branca. Esses alimentos combinados com uma inflamação crônica, que é causada por algum transtorno, pode contribuir de forma considerável para que o paciente diagnosticado fique descompensado.
Entenda como a inflamação ocorre
Vamos usar o exemplo de uma pessoa que está cronicamente ansiosa. Ela possui sempre um pensamento antecipatório, como se cada passo fosse um desafio enorme e muito difícil de se vencer. O corpo entende que ela poderá sofrer um ataque a qualquer momento e começa a produzir um hormônio que colabora para a liberação de corticoide.
Esse corticoide é responsável por juntar todas as células inflamatórias para que elas possam proteger a pessoa de sofrer aquele ataque. Durante o dia a dia, essa reação pode causar de forma crônica movimentos inflamatórios, fazendo com que a pessoa fique sempre inflamada.
Quais alimentos favorecem o bem-estar mental?
Primeiramente, os alimentos naturais e orgânicos são as melhores opções para favorecer o bem-estar de uma forma geral, sempre caminhando na contramão dos alimentos industrializados. Para esse bem-estar mental é importante a ingestão de alimentos ricos em ômega-3 e colina, uma das vitaminas do complexo B.
A colina promove a saúde mental e também melhora o humor, e o melhor é que ela está sempre presente em vegetais de folhas verde-escuras, brócolis, alho, cúrcuma e peixes de água fria e gelada que se alimentam de algas, que também são ricos em ômega-3. Uma aposta muito boa também são o gengibre, a linhaça, a cebola e as nozes.
É preciso, no entanto, que se tome cuidado com os peixes comercializados em grande escala, e que são mantidos em criadouros, sendo alimentados por ração. Nesses, a concentração de ômega-3 não é tão boa como nos peixes que se alimentam de algas.