A declaração do Imposto de Renda 2022 começa no dia 1 de março e vai até 31 de maio. E a cada ano, mais dúvidas surgem em relação ao que precisa ou não ser declarado. Por exemplo> todo dinheiro que entra na conta precisa ser declarado para a Receita Federal? Entenda como funciona.
Leia mais: Veja como facilitar a declaração do Imposto de Renda 2022
A declaração do Imposto de Renda é tanto de pessoa física quanto jurídica. As declarações possuem particularidades que precisam ser consideradas. Até porque qualquer erro de informação pode trazer problemas junto à Receita Federal.
Dinheiro declarado
Que o sistema tributário é complicado, isso muita gente concorda. Quando o assunto é o dinheiro que entra na conta, alguns brasileiros ficam em dúvida se precisam ou não declarar todas as quantias.
Dessa forma, pela regra geral, todo dinheiro que entra para a pessoa física precisa ser declarado. Afinal de contas, como o nome já diz, se trata da declaração da renda ao longo dos 12 meses.
É uma forma da Receita Federal acompanhar toda a evolução do patrimônio de cada brasileiro, ano a ano. Para facilitar esse processo, por meio do site da Receita Federal existe um programa de declaração que deve ser preenchido pelos contribuintes.
Em caso de dificuldade no lançamento das informações, muitos contam com a ajuda de profissionais especializados no assunto, como os contadores.
Assim, com base nas informações prestadas, a Receita avalia todo o histórico dos últimos 12 meses e confirma se o valor cobrado de imposto é de acordo com os ganhos do ano.
Dessa forma, a orientação é que todo dinheiro que entra para o trabalhador no ano anterior à declaração seja informado à Receita Federal para evitar falhas nas informações e qualquer outra pendência relacionada ao imposto de renda da pessoa física.