Os criadores de conteúdo que usam a mídia social TikTok terão à sua disposição uma nova ferramenta para fazer dinheiro: o de assinaturas pagas. O porta-voz da empresa, Zachary Kizer, informou que a fase de testes para o novo serviço já começou, cuja missão é apoiar quem produz vídeos para a plataforma.
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A ideia é oferecer uma ferramenta de monetização para os produtores de conteúdo do TikTok, permitindo que eles cobrem dos seus seguidores quantias em dinheiro em troca de vídeos exclusivos. Essa forma de atuação pode ser vista em outras plataformas, como o OnlyFans, Twitter e Super Follow.
Como vai funcionar a assinatura do TikTok?
Por se tratar de uma fase de testes, ainda não foram divulgados os detalhes a respeito dos preços e se haverá limitações quanto aos valores. O que se sabe até o momento é que este tipo de monetização não encerrará aquela que já existe na plataforma, que funciona por meio de doações diretas de moedas e gorjetas.
Outra dúvida em relação à assinatura do TikTok envolve a distribuição do conteúdo exclusivo, tendo em vista que a entrega dos vídeos é feita via algoritmo e através da aba “Para você”. Também existe a chance de um conteúdo obtido por meio de assinatura aparecer nos vídeos comuns ou por meio de uma aba exclusiva.
Instagram toma a dianteira
Apesar do anúncio do pacote de assinaturas pelo TikTok, outra mídia social que também declarou que deu início à fase de testes do modelo de assinatura foi o Instagram.
Na rede de Mark Zuckerberg, os influenciadores poderão oferecer acesso exclusivo a stories e vídeos para quem estiver disposto a pagar por isso. A ideia também inclui monetizar lives privadas e emblemas.
O Instagram informou que haverão ao todo 8 faixas de valores, sendo o mínimo US$ 0,99 e o máximo de US$ 99,99 por mês. Lembrando que este tipo de recurso ainda não chegou ao Brasil, sendo necessário aguardar mais um pouco.