Em um mundo cheio de possibilidades, entrar em contato com a natureza pode ser mágico, tocar no solo e sentir diferentes texturas enquanto planta é uma verdadeira terapia. Acompanhar o crescimento de uma planta é satisfatório e mágico, porque perceber a transformação de uma semente, mesmo o feijão germinando no algodão, torna-se uma inspiração.
Veja também: Frutas com poucas calorias para inserir na dieta
No caso do pé de mamão, sua maturidade, ou seja, do plantio até o momento em que o fruto está pronto para ser colhido, leva de 8 a 10 meses.
E se você está pensando que vai demorar, pode ficar tranquilo, o tempo passa rapidinho e quando menos se espera, a árvore já cresceu. E quando isso acontecer, vai perceber que o espaço ficou ainda mais bonito, pela beleza das folhagens e o alaranjado das frutas maduras.
Imagina ter sempre à disposição um alimento que auxilia na digestão e no funcionamento do intestino, auxilia no controle do colesterol e previne doenças do sistema nervoso, como Alzheimer. Por apresentar propriedades que dão saciedade ao paladar e ser adocicada, é perfeita em dietas para quem precisa ou deseja perder peso. Todos esses benefícios resultam de seus nutrientes, cálcio, vitamina A e B, magnésio, ácido fólico e carotenos.
E por que eu devo ter um pé de mamão no meu quintal?
A resposta é simples e resgata o que já foi mencionado, esse hábito de mexer com a terra cria a responsabilidade de cuidar constantemente das suas condições. Portanto, desenvolve o senso de disciplina e amplia a busca por conhecimento ligados a essa prática. Esse contato estimula uma alimentação mais saudável, criando diversas receitas que aproveitam até as folhagens do mamão.
Você vai precisar de:
- Enxada ou pá
- Bacia
- Pano limpo
Como cultivar:
Primeiro separe as sementes do mamão, buscando pegar várias de áreas diferentes do fruto, perto da raiz, do meio e da polpa. Isso garante a união de unidades dos grãos femininos e masculinos, tornando o pé de mamão mais fértil. Lave e seque uma porção de 20 sementes e deixe em uma bacia.
Na terra, cave um buraco de até 1,30 metro, jogue uma xícara de água se o solo estiver seco e em seguida as sementes. Em seguida, finalize cobrindo até a superfície e atente-se aos cuidados.
O mamoeiro se comporta bem em locais com temperaturas entre 25ºC e 28ºC e deve ser regado duas vezes ao dia, mas só para umedecer e não deixar a terra encharcada. Em média, será necessário 1 litro de água a cada rega.