A primeira parcela do Auxílio Gás dos Brasileiros saiu em janeiro, atendendo cerca de 5,5 milhões de famílias. O programa foi criado para ajudar cidadãos de baixa renda na compra do botijão de gás, item que disparou de preço nos últimos meses.
Leia mais: Aumentar a aposentadoria no INSS é possível! Saiba como
A liberação ocorreu junto com os repasses do Auxílio Brasil, nos dez últimos dias úteis do mês, de acordo com o final do Número de Inscrição Social (NIS) do beneficiário. Juntando os dois programas, algumas pessoas chegaram a receber mais de R$ 450.
Vale-gás em fevereiro
Segundo as regras da iniciativa, os pagamentos devem ter valor equivalente a pelo menos 50% do preço médio nacional do botijão de gás de 13 kg. A apuração dos valores é feita pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).
No entanto, o texto também deixa claro que o repasse é bimestral, ou seja, a cada dois meses. Isso significa que não haverá novas liberações do benefício em fevereiro, somente em março.
O Ministério da Cidadania não confirmou se mais famílias serão adicionadas à folha de pagamento do vale-gás no próximo mês, mas essa é uma grande possibilidade. Ainda assim, o número de beneficiários não deve chegar nem perto do total de brasileiros que têm direito ao benefício.
Calendário do vale-gás para março
- NIS final 1: dia 18 de março;
- NIS final 2: dia 21 de março;
- NIS final 3: dia 22 de março;
- NIS final 4: dia 23 de março;
- NIS final 5: dia 24 de março;
- NIS final 6: dia 25 de março;
- NIS final 7: dia 28 de março;
- NIS final 8: dia 29 de março;
- NIS final 9: dia 30 de março;
- NIS final 0: dia 31 de março.