INSS: Quem pode se aposentar com 55 anos em 2022?

É possível garantir a aposentadoria aos 55 anos ainda em 2022 desde que você se encaixe em alguma dessas regras.



A Reforma da Previdência, em 2019, definiu uma idade mínima para pedir a aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Passa a ser de 62 anos para mulheres e 65 para os homens. Além disso, a mudança também definiu um tempo mínimo de contribuição. Apesar disso, quem se enquadra nas regras de transição pode ter o benefício antes disso.

Leia mais: Aposentadoria por idade: saiba quando você pode solicitar

As regras de transição foram criadas para quem estava perto de se aposentar quando foi feita a Reforma da Previdência. Ou seja, é uma forma de manter o direito adquirido sem que essas pessoas sejam prejudicadas pelas novas regras.

Aposentadoria aos 55 anos

Com tanta mudança, muitos segurados se questionam se ainda é possível a aposentadoria de mulheres com 55 anos agora em 2022. E a resposta é: sim. Mas, a possibilidade é apenas para as mulheres que trabalharem no campo. Isso porque a regra geral define que neste ano as mulheres precisam ser 57 anos e seis meses e os homens, 62 anos e seis meses.

Com a regra de transição, a idade mínima sobe seis meses a cada ano até chegar aos 62 anos para mulheres e 65 anos para os homens.

Dessa forma, pela aposentadoria por idade de antes da Reforma, a trabalhadora rural poderia se aposentar com 55 anos, desde que tivesse cumprido 15 anos de contribuição ao INSS. Esse direito foi mantido.

Assim, existem mulheres que podem se aposentar com 55 anos de idade, sendo a aposentadoria rural. Além disso, a orientação é que as mulheres verifiquem toda a documentação quando forem fazer o pedido de aposentadoria.

Isso porque, em alguns casos, é possível ter mais tempo de contribuição do que se imagina. Dessa forma elas podem se encaixar em alguma regra de transição, como dos pontos ou dos pedágios, de 50% e 100%.

Assim, a dica é sempre se organizar para pedir a aposentadoria no tempo certo e garantir um melhor benefício do INSS.




Voltar ao topo

Deixe um comentário