O consumo de abacaxi é bastante comum no Brasil, pois esta é uma das frutas que mais florescem no país. O alimento é usualmente encontrado em diversos preparos, como sucos, saladas e em sobremesas.
Leia mais: Você não vai acreditar nos benefícios do suco desta fruta que você tem em casa
Embora seja rica em nutrientes, como vitaminas e minerais, algumas pessoas devem evitar comer abacaxi. A fruta é contraindicada para pessoas com condições de saúde específicas, com o intuito de provocar riscos à saúde. Saiba mais a seguir!
Quem são as pessoas que não podem comer abacaxi?
A ingestão mínima de abacaxi pode causar sérios problemas de saúde no caso de pessoas alérgicas ao fruto. Caso alguém tenha consumido o alimento e logo em seguida se sentiu mal, é interessante que ele vá ao médico para considerar uma possível rejeição do corpo ao abacaxi.
Além dos alérgicos, quem possui problemas estomacais, como má-digestão e azia, também deve evitar o consumo em excesso da fruta. Isso acontece porque o alimento é rico em ácido, algo que fará muito mal ao estômago.
Quando é recomendado comer abacaxi?
Com exceção dos alérgicos, aqueles com problemas estomacais podem consumir abacaxi, desde que em quantidades certas.
Para evitar irritação no estômago, o ideal é a ingestão de pequenas porções de cerca de 100g por, no máximo, duas vezes por semana. No caso de crianças, o consumo cai pela metade, sendo o recomendado 50g.
Nessas quantidades, o corpo consegue absorver as vitaminas C e B da fruta sem que isso prejudique outras partes do corpo. Além dos nutrientes, o abacaxi também é rico em fibras, que é bastante benéfica e faz bem para a saúde intestinal.