Quem acha que está com os dados pessoais 100% seguros, talvez precise rever essa ideia. Recentemente, uma pesquisa divulgada pela agência de marketing URL Genius apontou quais redes sociais mais coletam os dados dos usuários. Entre os destaques apareceu o TikTok – aplicativo de mídia para quem quer criar e compartilhar vídeos curtos.
Leia mais: Bug no app do Nubank impede PIX de R$ 18,99 e outros 3 valores
Segundo o estudo, o TikTok, que faz um enorme sucesso entre crianças e adolescentes, ainda permite que essas informações coletadas sejam acessadas por terceiros.
Além dele, quem também utiliza de método parecido é o Youtube. No entanto, enquanto o TikTok não esclarece qual o real objetivo dessa coleta, o Youtube informa que ela serve para melhorar a recomendação de vídeos e propagandas ao usuário.
Coleta de dados sigilosos
Um detalhe revelado pela URL Genius mostra que o Youtube utiliza 14 rastreadores, dos quais 10 são da própria companhia, enquanto os outros 4 de empresas terceirizadas.
O que não acontece com o TikTok. O app de vídeo também recorre a 14 rastreadores, porém apenas 1 deles é da empresa. Todo os 13 restantes são de terceiros. Dentre as informações sigilosas que são colhidas, podemos citar o vocal dos usuários e a biometria facial.
Essa não é a primeira vez que o TikTok é questionado sobre o caso das coleta de informações e o que ele faz com elas. Em 2021, executivos da ByteDance, empresa encarregada de gerir o app, foram chamados para dar explicações sobre o assunto no Senado do Estados Unidos. Apesar da convocação, a plataforma conseguiu evitar as investidas.