scorecardresearch ghost pixel



YouTube e TikTok possuem 24 rastreadores de dados dos usuários

Pesquisa sobre o rastreamento mostrou que as duas redes são as que mais rastreiam os usuários. O monitoramento ocorre mesmo com app fechado.



A empresa de marketing URL Genius divulgou um estudo que trata sobre o monitoramento de dados na internet. De acordo com as informações, o YouTube e o TikTok são as redes/ aplicativos que mais coletam dados pessoais dos usuários. No caso, essas duas plataformas foram avaliadas perante diversas outras redes sociais, incluindo as gigantes do setor, como Facebook, Instagram e Twitter, por exemplo.

Veja também: O que se sabe até agora sobre as comunidades do do WhatsApp, novo recurso em desenvolvimento

YouTube e TikTok são as campeãs em coletar dados e informações dos usuários

Quando foram analisados os coletores dos dados, no caso do YouTube é o próprio Google que recebe a maior parte das informações. Aliás, para quem não sabe, o Google é o responsável pelo YouTube.

Enquanto isso, o TikTok cede as informações para empresas terceirizadas. Essa informação deixou muitas pessoas preocupadas. Afinal, existem empresas e pessoas que estão recebendo os dados que foram fornecidos por cada usuário dentro do TikTok. Sim, o que não é mais preocupante em relação ao YouTube, por exemplo. O Google também é uma empresa afinal de contas.

Foram encontrados 14 rastreadores diferentes

O estudo encontrou 14 rastreadores diferentes em cada uma das redes analisadas. No YouTube, 10 eram do próprio Google e outros 4 eram de empresas administradas por terceiros. Já no TikTok apenas 1 era da própria plataforma, enquanto todos os 13 restantes eram de outras pessoas/empresas.

Rastreadores de dados monitoram o tempo todo

Na verdade, a informação que mais assustou os internautas do a de que alguns desses rastreadores de dados continuam ativos mesmo depois que os aplicativos são fechados. Ou seja, eles podem continuar coletando seus dados ainda foram dos apps.

Vale destacar que mesmo que outras redes sociais possuam menos rastreadores, isso não implica em mais segurança ou privacidade. Afinal, o Facebook conta com apenas 1 rastreador, mas os dados dos usuários já foram vazados diversas vezes.

Fato é que os seus dados estão espalhados em diversos lugares, pelo mundo todo e as autoridades ainda não sabem como vão lidar com isso.




Voltar ao topo

Deixe um comentário