Focando em conquistar clientes com computadores menos potentes, a Google lançou o Chrome OS Flex, que pode ser a solução para dar um up na velocidade do computador. A proposta do Chrome OS Flex, é oferecer uma “sobrevida” aos computadores, principalmente empresas e escolas, cujos hardwares se encontram ultrapassados, com uma versão que tem como destaques a melhoria no desempenho e possibilidade de armazenamento em nuvem, além de abranger dispositivos mais antigos e também os recentes.
Veja também: Nova ferramenta: Google Maps promete facilitar a programação de viagens
O Chrome OS Flex é gratuito e compatível com computadores Windows e Mac. Foi construído através da plataforma CloudReady, que é um tipo de sistema operacional que permite que aparelhos antigos possam entregar uma experiência semelhante a do Chrome OS nos Chromebooks. Oferece vantagens como inicialização mais rápida, além do uso do Google Admin Console, que gerencia as atualizações de modo remoto.
“Uma maneira gratuita e sustentável de modernizar os dispositivos que você já possui”, disse o Google ao apresentar a novidade.
Benefícios do Chrome OS Flex
- Inicialização Rápida
Os dispositivos inicializam rapidamente, não ficam lentos com o tempo.
- Fácil gerenciamento
A instalação é via USB, e as configurações e políticas de usuário são sincronizadas com o dispositivo quase instantaneamente.
- Mais segurança
Executáveis bloqueados e tecnologia de sandbox eliminam a necessidade de uso de um software antivírus.
- Redução do lixo eletrônico
A possibilidade de renovação dos dispositivos mais antigos a partir de um sistema operacional moderno prolonga sua vida útil e reduz o lixo eletrônico. O Chrome OS Flex já está disponível para teste, basta acessar o site do Chrome Entreprise.
Porém como a versão do sistema operacional ainda não está finalizada, pode ser que sejam encontrados alguns bugs de sistema, inclusive recomenda-se que, primeiramente, o Chrome OS Flex seja experimentado sem a instalação, inicializando diretamente a partir de uma unidade USB, de modo que, após isso, caso o usuário queira, faça a instalação dele no seu PC ou Mac, de forma a substituir o sistema operacional anteriormente utilizado.
Com uma versão de antecipação disponível para testes anunciada no último dia 15, a expectativa, de acordo com o Google, é de que uma versão mais estável do sistema operacional esteja disponível nos próximos meses.