scorecardresearch ghost pixel



Apague agora do seu celular! Google Play descobre novo aplicativo invasor

Vírus é capaz de roubar informações pessoais, acessar os aplicativos de bancos que estão no celular e depois roubar todo o dinheiro da vítima.



A disseminação de malwares que roubam os dados das pessoas vem aumentado a cada ano. O caso mais recente é o do aplicativo para Android conhecido como 2FA Authenticator, ameaça que tem roubado informações sigilosas de milhares de usuários.

Leia mais: WhatsApp pretende lançar nova atualização envolvendo áudio: saiba mais sobre essa novidade de 2022

De acordo com a Pradeo, empresa voltada para o setor de segurança cibernética, o aplicativo foi responsável por implantar um vírus capaz de roubar informações pessoais, acessar os aplicativos de bancos que estão no celular e depois roubar todo o dinheiro da vítima.

Para conter os avanços desse app malicioso, a loja de aplicativos Google Play baniu a ferramenta, impedindo que mais pessoas caíssem no golpe. O problema é que ele ainda continua ativo, tendo em vista que foram realizados mais de 10 mil downloads. Sendo assim, a recomendação é deletar imediatamente o app do celular.

Como funciona o golpe

O aplicativo 2FA Authenticator consegue enganar as vítimas ao se passar por uma ferramenta de autenticação. Ou seja, o que era para ser uma camada extra de proteção para os celulares, na verdade é uma ameaça aos dados do usuário.

E para ter acesso ao celular da vítima, na hora de configurar o aplicativo, a ferramenta exige que o usuário digite sua senha de acesso, o que dá permissão para os criminosos roubarem as informações bancárias contidas no aparelho – isso era feito por meio de um bug chamado Vultur.

Como tudo é feito da forma mais discreta possível, em muitos casos, a vítima nem suspeita do que está acontecendo. Por outro lado, muitas pessoas perceberam que algo de errado estava acontecendo, principalmente após perceberem que tiveram a conta bancária invalida.

Por tudo isso, caso você tenha sido um dos mais de 10 mil usuários que baixaram e instalaram o 2FA Authenticator no celular, não perca tempo e remova-o agora mesmo do aparelho. Compartilhe essa notícia com amigos e familiares para que eles também não caiam nesse golpe.




Voltar ao topo

Deixe um comentário