A cada refeição, é importante estar atento àquilo que se come. Evitar o excesso de gordura, sal, açúcares e ultraprocessados é o primeiro passo para uma vida mais saudável e equilibrada.
Leia mais: Boa alimentação é o primeiro passo para deixar a depressão para trás
Porém, certas vezes, alguns alimentos considerados tóxicos acabam sendo incluídos na nossa dieta sem nos darmos conta. Alguns deles, dependendo da quantidade e da forma de preparo, fazem muito mal à saúde e podem, inclusive, levar à morte.
A nutricionista da Apetit Serviços de Alimentação, Mariléia Bordinassi de Nadai, elencou alguns deles a seguir. Confira!
7 alimentos que podem ser tóxicos ao ser humano e você não sabia
1. Noz moscada
Essa especiaria usada em diversos pratos pode provocar sérios problemas à saúde quando consumida em grandes quantidades. A ingestão de 10 gramas é capaz de provocar febre, náusea, dores de cabeça e vômito. Os sintomas são semelhantes aos causados pelo uso de drogas sintéticas, como as anfetaminas, por exemplo.
2. Feijão branco
Quando consumido cru, o alimento pode ser um vilão do bem-estar do corpo. Isso porque ele carrega altos níveis de cianeto de hidrogênio nessa condições. Tal composto químico é altamente tóxico ao ser humano. Portanto, o feijão branco deve ser bem cozido. Uma dica é deixar a panela destampada para deixar o veneno sair e depois jogar a água do cozimento fora.
3. Semente de maçã e cereja
Quando esmagadas, as sementes liberam cianeto. Mesmo que em níveis não tão altos, consumi-las em uma grande quantidade pode provocar intoxicação. Por isso, a dica é tomar cuidado para não ingerir as sementes enquanto se come a fruta.
4. Mandioca
Tanto a raiz quanto as folhas da mandioca também liberam cianeto de hidrogênio quando mal preparadas. Por isso, é fundamental que a mandioca seja sempre bem cozida e as folhas bem torradas. O consumo do alimento sem ter ido corretamente à panela pode causar vômitos, intoxicação aguda e vertigem.
5. Tomate
O caule do tomate, assim como suas folhas são ingredientes tóxicos para o corpo. Eles carregam os chamados glicoalcalóides, substâncias que devem ser evitadas no consumo do alimento. Quando entra no corpo, ela pode causar confusão, fraqueza e, em casos mais graves, levar ao coma.
6. Amêndoas
As amêndoas também carregam cianeto em sua composição. Porém, neste caso, elas costumam ser processadas para retirar todo o veneno antes de se tornarem aptas ao consumo.
7. Batata
As folhas da batata também possuem os glicoalcalóides, que provocam transtornos gastrointestinais e levam ao estresse. Em determinados casos, o veneno pode chegar às batatas. Para saber se o alimento também ficou tóxico, basta ver se sua coloração está esverdeada ou começando a brotar.