O feriadão do carnaval 2022 está há poucos dias de distância. Quem está pensando em pegar a estrada e aproveitar alguns momentos de lazer e descanso deve se atentar com um ponto muito importante: a revisão do seu veículo. Com ela em dia, é possível apontar defeitos, corrigi-los e assegurar de que todos farão uma viagem tranquila e segura.
Leia mais: Bancos permanecerão fechados nos dias de Carnaval em 2022
Para não correr nenhum risco, veja a seguir 5 itens do carro para ter atenção antes viajar e aproveitar o descanso do feriado de carnaval.
1. Bateria
A principal função da peça é acumular e fornecer energia para o motor de partida. Ela também é responsável pela alimentação do sistema de injeção elétrica, ignição, bem como do sistema de iluminação e de demais equipamentos acionados enquanto o motor não está operando. Portanto, verificar seu funcionamento é fundamental.
2. Lâmpadas
O motorista pode enfrentar sérias dificuldades de visibilidade nas estradas por causa de lâmpadas queimadas, sobretudo em trajetos feitos à noite. Além de provocar acidentes, não ter cuidado com esse item pode gerar multas de trânsito.
De acordo com as normas que regem o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em caso de defeito na iluminação do veículo, a infração aplicada é a média, custando ao motorista quatro pontos na CNH e o pagamento de multa no valor de R$ 130,16.
3. Pastilhas de freio
Quando o assunto são freios, se houver chiados e ruídos, isso significa que está na hora de trocar as pastilhas. O motorista deve ficar atento ao desgaste, sendo necessária a troca da pastilha assim que ela ficar abaixo da espessura mínima recomendada, que é de 2mm.
Outro item para ficar de olho é o fluido de freio, que também deve ser substituído conforme as orientações do fabricante do carro.
4. Amortecedor
O amortecedor merece cuidado especial, pois ele é principal componente do sistema de suspensão. Na prática, ele é responsável por manter os pneus presos ao solo, evitando que eles fiquem pulando ao passar por algum obstáculo. Isso garante mais dirigibilidade e estabilidade ao condutor.
5. Palhetas
Caso as palhetas limpadoras de para-brisa não estiverem em boas condições de uso, isso pode ser um problema em caso de chuva na estrada. Quando estão desgastadas ou ressecadas, elas podem provocar danos ao para-brisa, dificultando a visibilidade e aumentando a incidência de acidente.
O momento certo de trocá-las é quando elas começam a deixar faixas ou riscos no para-brisa e também quando o vidro passa a apresentar um aspecto externo embaçado.