É comum chegar em um restaurante e pedir um copo de refrigerante com gelo e limão, ainda mais no calor. Entretanto, o que poucas pessoas sabem é sobre os prejuízos que esse tipo de mistura pode trazer de forma silenciosa. Especialistas em nutrição recomendam atenção com esse tipo de bebida gaseificada, repleta de fatias de limão.
Veja também: Por que os idosos sentem menos sede?
Se você não renuncia ao sabor cítrico misturado ao seu refrigerante preferido, acalme-se. Hoje, você vai aprender como deixar a bebida conforme seu gosto e sem obter perdas à saúde.
Perigos de misturar fatia de limão com refrigerante
Caso esteja assustado em saber que existe algum mal na mistura, é preciso entender o que isso significa. Então termine de ler esse texto antes de decidir abolir de vez a adição de limão ao refrigerante.
O problema está na interação que ocorre entre o limão e um dos conservantes utilizados nos refrigerantes, o benzoato. Em tese, esses dois produtos juntos criariam uma espécie de modificação que seria capaz de produzir malefícios e danos ao organismo.
Contudo, a verdade é que ainda não existem pesquisas com embasamentos sólidos para garantir que isso ocorra. O que acontece é que rodelas de limão na bebida podem trazer alguns efeitos indesejados por conta de outras questões.
O que acontece se misturar limão na bebida
Algumas pesquisas apontam que em 70% dos estabelecimentos comerciais, as cascas das frutas serão contaminadas com bactérias. Afinal, não dá para saber se quem está preparando a bebida higieniza adequadamente as mãos.
É bem provável que o preparador não tenha se atentado a todos os detalhes, principalmente em dias de grandes movimentos. Por isso, o ideal é ter cuidado com qualquer adição de produto in natura feita por outra pessoa em um restaurante.
De acordo com uma pesquisa divulgada pela BBC News, mais da metade dos limões testados estava com coliformes fecais em suas cascas.
Como diminuir os riscos?
Diante do que foi exposto, a forma de diminuir qualquer risco de contaminação é bastante simples.
O ideal é evitar consumir esse tipo de bebida fora de casa, onde não seja você quem esteja manipulando a fruta. Vale destacar que alguns restaurantes já adotam meios mais higiênicos ou mesmo oferecem a possibilidade de o próprio cliente manipular alimentos in natura.