scorecardresearch ghost pixel



Por que os idosos sentem menos sede?

Idosos não sentem sede devido a perda de sensibilidade do regulador cerebral responsável por avisar que o corpo precisa de água, além de outros fatores desencadeados pela idade.



Um problema bastante comum entre os idosos é a desidratação. E não é porque sejam descuidados com a própria saúde. Isso acontece devido a fatores que fazem com que não sintam sede da maneira normal. Vamos conhecer os motivos dos idosos não sentirem sede.

Veja também: Receita de chá de cavalinha para emagrecer e melhorar a saúde do corpo

Por que idosos não sentem sede?

A pessoa idosa geralmente não sente sede devido à perda de sensibilidade do regulador cerebral responsável por avisar que está com sede. A consequência é que o corpo necessita perder muita água para que ele avise que precisa de hidratação. 

Outro motivo, está no fato de que o corpo das pessoas mais velhas apresentam quantidades menores de água, se comparada às pessoas mais jovens.

Para ficar mais claro, o corpo de uma pessoa jovem tem mais ou menos 70% de água. Nos idosos, esse percentual diminui para 50%. Esses fatores somados a outros característicos da idade avançada, fazem com que sofram de desidratação mais rapidamente.

Para evitar o problema, somente monitorando a quantidade de ingestão diária de líquidos, especialmente, a água.

O que acontece quando um idoso não bebe água suficiente?

A ausência de água no corpo provoca diversos efeitos negativos. Vale destacar que a água ajuda no bom funcionamento dos órgãos.

Ela transporta os nutrientes até as células, atua na digestão, evita câimbras, além de proteger o coração e contribuir para o bom funcionamento do intestino. Quando o idoso faz ingestão de poucos líquidos, é possível perceber através da coloração da urina que tende a ficar escurecida.

Também, a falta de água pode deixar a boca e pele mais seca, causar sonolência, tontura, olhos fundos e até confusão mental. Existem casos mais graves de desidratação, em que há falta de urina, respiração acelerada, convulsões, pele fria e úmida, e até o óbito.

É importante mencionar, que existem outros fatores que causam desidratação, como: o uso de medicamentos antidepressivos, remédios para pressão alta, os diuréticos que aumentam a concentração de urina, além dos calmantes e, no caso dos homens, medicamentos utilizados para diminuir a próstata.

Como evitar a desidratação em pessoas idosas?

O único jeito é ingerir bastante líquido, em média, 2 litros por dia. Mas existe um cálculo que mostra o quanto cada pessoa deve consumir de líquidos, levando em conta seu peso corporal.

É somente,  multiplicar o peso de uma pessoa por 25 a 35 ml. Por exemplo: se uma pessoa pesa 60 quilos, é necessário beber, no mínimo, 1,5 ml de líquidos diariamente. 

Vale lembrar, que a quantidade de água que deve ser ingerida varia de pessoa para pessoa, tendo em vista seus hábitos diários e necessidades.

E para não ocorrer esquecimento, colocar lembretes no celular, na geladeira ou lugares estratégicos que o idoso possa visualizar, para então, não deixar de beber água.

Caso o idoso sofra limitações, o cuidador deve ficar incumbido desse lembrete, para não esquecer de dar água para seu paciente.




Voltar ao topo

Deixe um comentário