Brasileiro bebeu mais e ganhou peso desde 2020, diz pesquisa

As medidas de seguranças adotadas para impedir a proliferação do Coronavírus, causaram mudanças no estilo de vida dos brasileiros, gerando impactos negativos na saúde.



A obesidade e o aumento do consumo de bebida alcoólica tiveram grande aumento em 2020, foi o que demonstrou uma pesquisa realizada pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIgitel), que é um departamento do Ministério da Saúde.

Veja também: 9 alimentos que vão atrapalhar ou até impedir o seu sono durante a noite

Essa pesquisa divulgou informações acerca do aumento das taxas de obesidade em diversas capitais do Brasil. E segundo o levantamento feito, desde o início do período pandêmico tivemos um aumento de 25% de obesidade em pessoas adultas. O que assusta é o fato de que nenhuma pesquisa realizada anteriormente teve um percentual superior a 20%.

Hábitos alimentares dos brasileiros mudaram durante a pandemia

 Com as medidas de segurança adotadas para frear a proliferação do corona vírus, consequentemente, provocaram diversas mudanças nos hábitos alimentares e estilo de vida dos brasileiros.

Vimos a crescente expansão do trabalho remoto e serviços deliveries, que foram alternativas viáveis para situação daquele momento, além do fechamento de clubes e academias e o receio de passear em praças públicas. Tudo isso, fez com que as pessoas passassem a se exercitar menos e a aumentar o consumo de lanches diários ou optando por alimentos menos saudáveis. O resultado foi a elevação dos números de doenças crônicas como a obesidade.

Aumento do consumo de bebidas alcoólicas em 2020

Pesquisas apontam que houve um aumento no consumo excessivo de bebidas alcoólicas em 2020. O estilo de vida fora do padrão causou a elevação de exigências nas demandas profissionais, ocasionando um aumento na carga de estresse físico e mental. Como válvula de escape, muitas pessoas passaram a consumir mais bebidas com teores alcoólicos.

O que os especialistas de saúde orientam

Os especialistas em saúde, fazem o alerta para barrar o aumento de casos de obesidade, pois podem desencadear diversas outras patologias.

Então, a solução é mexer o corpo mesmo estando em casa, para isso, existem muitos exercícios que podem ser praticados sem a necessidade de sair de casa. Além disso, optar por alimentos saudáveis, livres de altas quantidades de açúcares, sal e gorduras.

São práticas simples que podem ser implantadas com facilidade e que ajudarão na prevenção de doenças e, especialmente, na obesidade.




Voltar ao topo

Deixe um comentário