Motivos que podem bloquear seu Auxílio Brasil e excluir do CadÚnico

Descubra os 6 motivos mais comuns que levam o cidadão a ter o Auxílio Brasil e o CadÚnico barrados pelo governo. Fique atento para não perder o benefício.



Para ter acesso a programas e benefícios sociais do Governo é necessário manter o CadÚnico sempre atualizado. Desde 2020, o tema tem sido amplamente divulgado, já que o cadastro foi um dos pré-requisitos para dar acesso ao recebimento do Auxílio Emergencial.

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Aliás, esse cadastro é necessário para que o cidadão consiga ter acesso ao Auxílio Brasil, o programa que substitui o antigo Bolsa Família. Por esse motivo, principalmente, o número de cadastros aumentou nos últimos anos.

Entenda que o Cadastro Único (CadÚnico) é um programa governamental que coleta dados pessoais e trabalhistas. Dessa forma, o Governo consegue identificar e dar suporte a quem precisa. Contudo, é possível perder direito ao cadastro diante de algumas situações.

6 motivos que podem excluir você do CadÚnico e barrar o seu auxílio:

Como explicado anteriormente, o beneficiário pode ser excluído do CadÚnico. Alguns dos motivos são:

  • Falecimento de todos os componentes da família;
  • Não localização da família por período igual ou superior a 48 meses, contados da inclusão ou da última atualização, quando a gestão tenha registros de que procurou a família pelo menos duas vezes no período;
  • Recusa, por parte da família, em apresentar as informações;
  • Quando for comprovada a omissão de informação ou da prestação de informação inverídica pela família;
  • Quando a família solicitar;
  • Por decisão judicial.

Quem pode solicitar o cadastro?

Entenda também quem tem direito ao benefício:

  • Ter renda mínima mensal de até meio salário-mínimo por pessoa (R$ 606);
  • Ter renda familiar mensal de até três salários-mínimos (R$ 3.636);
  • Nomear um membro responsável pelo grupo familiar, desde que tenha 16 anos ou mais, para ser o titular do cadastro;
  • O chefe do grupo familiar deve ser, preferencialmente, mulher e apresentar o CPF e/ou Título de Eleitor;
  • Famílias indígenas e quilombolas podem apresentar qualquer um dos documentos citados a seguir.

Como saber se estou cadastrado?

Você pode verificar seu cadastro de três formas:

1 – Site:

Acesse o site Meu CadÚnico. https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/

Preencha o formulário com seu nome completo e clique em “Emitir”.

2 – Aplicativo:

Baixe o aplicativo do CadÚnico.

Preencha o mesmo formulário do site e verifique as informações.

3 – Telefone:

Ligue para o número 0800 707-2003. Selecione a opção 5. O horário de atendimento é das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 16h aos finais de semana e feriados.

Mesmo proporcionando benefícios, muitos brasileiros que poderiam ter acesso não fizeram a inscrição no programa. Para validar seus direitos, é necessário procurar uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da sua cidade. O Centro é responsável pela inserção e atualização dos dados no sistema federal.




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