Infelizmente, nem todo mundo consegue sair do emprego atual de portas abertas e com todas os acertos feitos da maneira correta. Em alguns casos, os trabalhadores precisam recorrer à Justiça para terem os direitos garantidos. Mas, será que processar uma empresa pode te prejudicar na busca por um novo emprego?
Leia mais: Grupo Boticário oferece centenas de vagas de emprego em 8 estados e no DF
Essa preocupação é comum e faz sentido para muitos brasileiros. Afinal de contas é pratica rotineira que as empresas peguem referência dos trabalhadores nos empregos anteriores aos que eles estão pleiteando. E ter a notícia de que a empresa foi processada pode deixar insegurança no ar.
Processo contra empresa
É fato que essa não é uma decisão fácil. Mas é preciso considerar também que nenhum trabalhador entra na Justiça contra uma empresa a não ser que algo de errado tenha acontecido. Afinal de contas, o processo passará por um juiz que vai considerar todos os argumentos, tanto da empresa quanto do empregado.
Ou seja, não se trata de um simples entendimento do funcionário. Existe um motivo real para tal processo. Os casos mais comuns são abusos por parte dos chefes, não cumprimento da lei trabalhista, assim como o pagamento em atraso.
São inúmeras as razões que podem render um processo na Justiça contra a empresa. Então, se você de fato precisa recorrer a isso para ter um direito garantido, saiba que não existe nada de errado em tomar essa atitude.
Além disso, se uma empresa se recusa a contratar um empregado pelo motivo de o mesmo ter entrado na Justiça contra o trabalho anterior, existe grande chance de a nova empresa também deixar a desejar. Ou seja, se ela é correta com todas as obrigações trabalhistas, não existe nada a temer.
Dessa forma, o orientação é que os trabalhadores busquem sempre os seus direitos em caso de descumprimento da lei por parte das empresas. Sem a necessidade de temer que isso feche portas em novas oportunidades.