Você sabia que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia, 10% das consultas em Unidades de Saúde (UBS) são para tratar pessoas com quadros de cefaleia? Pois é, dor de cabeça é uma situação comum que quase todos nós já sentimos alguma vez.
Veja também: Como comer bem para garantir mais proteção e saúde ao fígado
Ela pode ser desencadeada por problemas como distúrbio do sono (ou insônia), problemas de ansiedade, estresse e até o uso incorreto de remédios.
Tipos de dores de cabeça
Existem duas classificações para a cefaleia: a cefaleia primária e secundária. A cefaleia primária, geralmente, indica a enfermidade e o sintoma ao mesmo tempo. Já os casos de cefaleia secundária estão relacionados à outras doenças, tais como:
- AVC
- Aneurismas
- Distúrbios oftalmológicos
- Encefalite
- Fibromialgia
- Gripes
- Hipóxia cerebral
- Lesões cranianas e de ouvido
- Meningite
- Resfriados
- Sinusites
- Tumores cerebrais
A dor de cabeça é um incômodo que só quem sofre sabe explicar. Muitas vezes, surge do nada te impossibilitando de fazer atividades corriqueiras, até mesmo, impedindo de ficar em ambiente luminoso ou com barulhos.
Quando se está com dor de cabeça, normalmente, as pessoas tendem a tomar algum medicamento comprado na farmácia.
Só que existem ingredientes naturais capazes de reduzir quadros de enxaqueca, como é o caso do chá de erva-doce com bicarbonato de sódio.
Benefícios do chá de erva-doce com bicarbonato de sódio
Esse chá dá aquele alívio aos sintomas desconfortáveis de dores de cabeça e ajuda na melhora do sono. Isso acontece porque a erva-doce tem propriedades calmantes e anti-inflamatórias, além de ser expectorante, diurética, depurativa, antioxidante e rica em vitaminas e minerais.
É bastante usada no tratamento de transtornos de ansiedade e depressão. Por outro lado, o bicarbonato ajuda a neutralizar o PH do sangue, melhorando a digestão e promove um relaxamento muscular que, por sua vez, ameniza as dores de cabeça.
Como preparar um chá de erva-doce com bicarbonato de sódio?
Para fazer uma xícara de 250 ml de chá, é necessário:
- 250 ml de água
- 1 colher de chá de sementes de erva-doce
- ½ colher chá de bicarbonato de sódio
Modo de preparo:
Coloque a água para ferver e quando estiver fervendo desligue o fogo. Coloque as folhas de erva-doce e deixe em infusão por 2 minutos. Quando encerrar o tempo, coe e adicione o bicarbonato de sódio e tome em seguida.
Modo de consumo:
De acordo com especialistas, este chá pode ser ingerido toda vez que ocorrer dores de cabeça. É ideal beber antes de dormir.
Mas atenção! Se você sofre de dores de cabeça, procure seu médico e não se automedique.