O banco Itaú apresenta desde a manhã desta quinta-feira, 3, instabilidade em seu sistema. Problemas em acessar as contas, extratos com erros e transações não reconhecidas são apenas algumas das reclamações mais recorrentes dos clientes, que também encontram dificuldade em pagar boletos.
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Devido o volume de relatos sobre as falhas, o Procon-SP declarou que irá notificar o banco para que ele explique o porquê da instabilidade no aplicativo, site e outros serviços. O prazo dado para que isso seja feito vai até o dia 7 de março.
De acordo com o órgão, o Itaú deverá informar os seguintes pontos: quando o problema começou, qual a previsão de regularização do sistema, quais medidas de segurança foram tomadas e se houve o comprometimento da base contendo os dados dos clientes.
Além disso, o banco deverá dar explicações sobre quais serviços foram atingidos, o número de consumidores afetados e quais os impactos que essa instabilidade pode ter gerado ao consumidor.
Pagamento de boletos
Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), os clientes do banco que não conseguirem quitar algum boleto, por exemplo, devem entrar em contato com o credor e anotar o número de protocolo.
A partir daí, caso seja cobrada multa em razão de atraso, o consumidor poderá acionar judicialmente o Itaú por perdas e danos e então ser ressarcido.
Isso porque, como consta no Código de Defesa do Consumidor, “o fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e risco.”