As regras do Auxílio Brasil preveem que o Ministério da Cidadania pode suspender o pagamento do benefício quando encontra alguma irregularidade na conta do beneficiário. Um dos motivos que leva a esse bloqueio é receber, simultaneamente, o benefício social e o Seguro Defeso.
Leia mais: Governo aprova concessão do Auxílio Brasil, Vale-Gás e Tarifa Social ao mesmo tempo
O Seguro Defeso é o seguro-desemprego do pescador artesanal, pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) quando o profissional fica impedido de pescar em razão da necessidade de preservação das espécies.
É proibido acumular os dois benefícios. Quando a pasta da Cidadania verifica os repasses simultâneos, ela encerra os depósitos do auxílio.
E quem não recebe, mas foi suspenso?
Em alguns casos, os cidadãos reclamam que não recebem o seguro, mas mesmo assim tiveram o benefício suspenso. Nesses casos, o governo afirma que não considera apenas o pagamento mais recente, mas também os mais antigos. Ou seja, é possível que ele tenha recebido os depósitos do INSS em algum período anterior.
Além disso, a verificação leva em conta todos os membros da família, e não apenas o titular do programa. Sendo assim, a segunda possibilidade é que outra pessoa que mora na mesma casa ganha o Seguro Defeso, e por esse motivo o Auxílio Brasil foi suspenso.
Como resolver o problema
Se ninguém da família recebeu o benefício nos últimos anos e não há nenhum outro motivo para a suspensão, a saída para resolver o problema é entrar em contato com o Ministério da Cidadania. A pasta vai explicar o que aconteceu para gerar o bloqueio dos repasses.
O cidadão também pode entrar em contato com o INSS para verificar se alguém da casa está com o Seguro Defeso ativo em seu nome, mesmo que não tenha conhecimento.