scorecardresearch ghost pixel



Quando abre a pesca em 2024?

Interrupção da atividade é fundamental para garantir o período de reprodução dos peixes.



Pescadores de todo o Brasil querem saber: quando abre a pesca em 2024? Essa pergunta já tem uma resposta: a partir do dia 29 de fevereiro. O motivo está relacionado com o fim da piracema, fenômeno em que cardumes nadam contra as correntezas a fim de se reproduzirem.

Leia mais: Dia de sorte? Garoto ‘pesca’ quase R$ 10 mil e surpreende com sua reação

De origem indígena, piracema quer dizer “subida dos peixes”, evento que se inicia entre os meses de outubro e novembro. E para evitar a pesca irregular, no Código da Pesca, criado em 1967, existe o chamado “período de defeso”, voltado para proteger peixes nativos em situação de vulnerabilidade durante esta época do ano.

Por que é proibido pescar durante a piracema?

Em suma, a medida tem como finalidade a conservação dos ecossistemas aquáticos, pois possibilita que as fêmeas dos peixes não fiquem sob ameaça enquanto realizam as desovas. De acordo com o Instituto de Pesca, o intuito é contribuir para o aumento das populações.

“É como uma população de mulheres grávidas indo para a maternidade e, nesse caminho, ninguém pode fazer nada com elas. Se você pescar um peixe com muitos filhotes, vai acabar com uma geração. A piracema em si, é o fenômeno biológico e ecológico”, esclarece o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Pesca e Aquicultura, Adriano Prysthon.

Enquanto estiver no defeso, fica proibida a pesca das seguintes espécies de peixes: dourado, jaú, pintado, bagre, lambari, mandi-amarelo, piracanjuva e mandi-prata.

Aqueles que dependem exclusivamente da pesca para sobreviver recebem R$ 1.412 (um salário mínimo) por mês durante a piracema. Os pagamentos são realizados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por meio do benefício “seguro-defeso”.

Qual o melhor mês para pescar?

A respeito da pesca feita em larga escala, a industrial, o melhor mês para a prática é definido por períodos. Isso porque, assim como na agricultura, determinadas espécies contam com o momento de safra definido.

No caso da pesca artesanal, feita por pescadores com embarcações menores, o melhor mês para pescar varia conforme a região e as mudanças climáticas de cada ano.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário