scorecardresearch ghost pixel



INSS suspenso? Saiba o que fazer para reativar o benefício

Reativar o pagamento de benefícios do INSS é mais fácil do que muitos segurados imaginam. Todo o atendimento pode ser feito pela internet.



Os benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem ser suspensos a qualquer momento. Seja por razões como erros nos dados fornecidos ou até mesmo por irregularidades na concessão, o segurado pode ser pego de surpresa. Mas, o que fazer se o seu benefício do INSS for suspenso?

Leia mais: Justiça determina que INSS reduza tempo para liberar benefícios

Primeiramente é essencial saber as razões que levaram à suspensão do benefício. Só assim o segurado vai saber qual falha corrigir. Todo o processo de pedido de reativação do benefício é feito pela internet por meio dos canais de atendimento do INSS.

Reativar benefício do INSS

Se o seu benefício do INSS for suspenso ou até mesmo cancelado, algumas etapas simples podem reativar o pagamento. Por isso, o primeiro passo é baixar o aplicativo “Meu INSS” ou acessar o portal do instituto.

Depois o segurado vai na opção “Novo pedido”. Vão surgir várias opções de serviços online. Encontre a selecione o pedido de reativação do benefício.

Leia todas as informações que aparecerem na tela e, por último, envie os dados solicitados pelas plataformas do INSS. São dados pessoais e de cadastro no instituto, como o CPF e o número do benefício.

Para acompanhar o pedido de reativar o benefício é só ir em “Consulta de pedidos”. Lá os segurados acompanham todas as etapas da solicitação. O prazo máximo para uma resposta aos pedidos é de 30 dias. E lembre-se sempre de conferir todos os dados do seu cadastro para evitar erros nas informações que podem comprometer o pagamento mensal dos benefícios.

Se o pedido para reativar o benefício for negado, a próxima tentativa é procurar a Justiça para reaver os valores pagos pelo INSS.




Voltar ao topo

Deixe um comentário